São Paulo – O Banco do Brasil foi o líder de reclamações no Banco Central no mês de outubro, responsável por 321 contestações procedentes. A principal reivindicação de usuários contra os bancos é com relação ao débito não autorizado. Do total de 321 denúncias com relação a esse problema, 112 correspondiam ao BB.
>Confira a cartilha elaborada pelo Sindicato em parceria com o Idec sobre Venda Responsável de Produtos Financeiros
A lista, que conta com os maiores bancos brasileiros, mostra que o segundo lugar ficou com o Itaú, que recebeu 232 reclamações no período, seguido pelo Bradesco, com 284 reclamações. O Santander ficou em quinto lugar com 99 reclamações, mais do que o quarto, HSBC, que teve 35 no período. A diferença entre os bancos se dá em função da quantidade de clientes. O indicador é calculado a partir da quantidade de queixas dividida pelo número total de clientes do banco e multiplicado por 100 mil.
> Banrisul, Bradesco, Itaú e BB lideram queixas ao BC em setembro
> Bancos fazem história em ranking de reclamação
Entre outras reclamações recorrentes contra os bancos no BC estão: cobranças irregulares de serviços não contatados e problemas ligados à conta salário.
Redação – 19/11/2012
Linha fina
Itaú e Bradesco são responsáveis pelas colocações seguintes; entre as queixas, débito não autorizado e cobrança indevida são recorrentes na lista do Banco Central
Imagem Destaque