São Paulo – A Campanha 2013 começou e em mais um ano está na pauta de reivindicações da categoria a exigência por igualdade de oportunidade. Essa luta é antiga e já resultou em diversas conquistas, como a ampliação da licença-maternidade para seis meses.
A diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro lembra que tal ampliação foi resultado da luta do movimento sindical e que a categoria tem destaque nesse processo. “Sempre lutamos para que o direito da licença-maternidade fosse cumprido. Fomos uma das primeiras categorias a conseguir a licença de 180 dias. Mas esse esforço não terminou, pois reivindicamos essa conquista a todas as trabalhadoras brasileiras, independentemente da categoria”, ressalta Neiva.
Na Justiça – No mês de julho, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu por meio de liminar a licença-maternidade de 180 dias a uma servidora pública federal do Rio Grande do Sul que adotou uma criança. Segundo a decisão, deve haver isonomia de tratamento entre mães biológicas e as que adotam, independentemente da idade da criança adotada.
Gisele Coutinho, com informações do TST - 30/7/2013
Linha fina
Secretaria de Políticas para as Mulheres divulga projeto para que empresas coloquem em prática medidas como ampliação das licenças maternidade e paternidade, bandeiras defendidas também pela categoria
Imagem Destaque