São Paulo – Que tal abrir mão de cerca de 60% de sua remuneração mensal? Esse absurdo está sendo proposto pela direção do Banco do Brasil a trabalhadores comissionados de diversos departamentos da empresa em todo o país.
Em comunicado interno enviado na quinta 4, o BB dá prazo até 13 de setembro para que os funcionários façam a opção de trocar a função pelo pagamento de forma antecipada de 120 dias da VCP (Verba de Caráter Pessoal). “Repudiamos essa medida que foi tomada de forma arbitrária pela direção do banco. A intensão é economizar com os salários dos trabalhadores, a partir do momento que muitos serviços do banco público estão sendo terceirizados pela empresa Cobra”, diz o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.
O dirigente acrescenta ser esse um dos maiores ataques aos direitos dos trabalhadores. “A função corresponde a cerca de 60% do total que o funcionário recebe. Ou seja, uma redução que irá impactar de forma negativa em sua qualidade de vida”, afirma. “Os bancários devem avaliar antes de tomar qualquer decisão, pois assinar o termo de opção pode colocar direitos em risco.”
> Vídeo: advogado detalha processos de descomissionamento e Súmula 372
O problema já foi encaminhado à Comissão de Empresa dos Funcionários que está em negociações da Campanha Nacional 2013 com a direção do banco para a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Redação 5/9/2013
Linha fina
Empresa emite circular para que trabalhadores abram mão de sua função. Sindicato repudia medida arbitrária da instituição financeira
Imagem Destaque