São Paulo – Todo ano é a mesma coisa. Mal começa a Campanha Nacional Unificada e os bancos inauguram a “central de boatarias”. Trata-se da prática de plantar informações distorcidas, balões de ensaio nas agências e departamentos para confundir os bancários e tentar atrapalhar a mobilização.
A ação é generalizada e acontece tanto em bancos públicos quanto nos privados. É comum, por exemplo, logo após uma má rodada de negociação, algum deles divulgar na intranet (comunicação interna da empresa) que nova rodada está prevista, mesmo quando não há nada em vista.
Ou usam esses comunicados para pressionar os trabalhadores a não participar da greve, que é um direito legítimo e previsto em lei.
“Nesses casos, a ideia clara é de tentar minar a organização da categoria”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Por isso é muito importante que os trabalhadores chequem as informações sempre com o Sindicato ou os dirigentes sindicais. Informação confiável está na Folha Bancária, no site ou nos informativos veiculados pela entidade”, reforça a presidenta.
Boca no trombone – Se no banco em que você trabalha, também estiverem surgindo boatos, denuncie ao Sindicato (clique aqui e escolha o setor "site"). Vamos esclarecer sua dúvida, que pode ser a de outros trabalhadores.
Redação - 11/9/2013
Linha fina
Em época de campanha dos bancários, bancos soltam boatos para confundir trabalhadores e atrapalhar mobilização. Informação confiável só do Sindicato
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