São Paulo – Mesmo constando na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária uma cláusula que impede a divulgação de ranking individual, os bancos continuam desafiando o acordo firmado com o Sindicato e expondo bancários por meio de e-mail em que descrevem o desempenho de cada um na venda de produtos. É o caso do Itaú.
Em denúncia, bancários encaminharam ao Sindicato cópia dos e-mails enviados às agências. Segundo a diretora do Sindicato Márcia Basqueira, a prática não é permitida e deve ser interrompida o quanto antes. Nas mensagens, logo no título, os nomes dos funcionários “Top 5”, os cinco primeiros colocados nas vendas. Em seguida, todos os outros nomes foram relacionados com a devida posição no ranking.
Além da lista com os nomes dos bancários, o Itaú informa ainda quais foram os produtos vendidos e em qual agência trabalha cada funcionário. “Na última campanha ampliamos a cláusula 36 da CCT, que agora, além da proibição da divulgação pública do ranking, também proíbe o envio de torpedos SMS aos telefones particulares dos bancários com cobranças de metas”, lembra Márcia. “No entanto, a direção do Itaú quer passar por cima de acordos assinados, conquistados pela categoria. E isso é o que não vamos permitir”, conclui a dirigente sindical.
Leia mais
> Itaú demite e inicia “operação tapa-buracos”
> Protesto contra demissões fecha CA Raposo e CTO
Gisele Coutinho – 8/11/2013
Linha fina
Mesmo com cláusula da convenção coletiva da categoria proibindo a divulgação de resultados individuais e torpedos de cobrança de metas, bancários denunciam prática no banco
Imagem Destaque