Pular para o conteúdo principal

Agência do Itaú quase sem funcionário é fechada

Linha fina
Enquanto banco faz propaganda em novela sobre agências de shoppings que fecham às 20h, Sindicato interdita unidade do Aricanduva com apenas dois caixas
Imagem Destaque

São Paulo – “Não dá para tapar buraco se o banco continuar cavando.” O comentário do dirigente sindical Sergio Lopes, o Serginho, é sobre as demissões praticadas pelo Itaú. Na zona leste, as três agências do Shopping Aricanduva estão no limite, todas com poucos trabalhadores. Uma delas foi fechada por volta das 14h nesta segunda-feira 25. “Apenas dois caixas atendiam na agência”, relata o dirigente.

Muitos trabalhadores de unidades localizadas em shopping, com horário de funcionamento estendido até às 20h, agradecem quando representantes do Sindicato chegam ao local para as frequentes visitas. “Muitos não conseguem almoçar, outros nem ao banheiro conseguem ir por conta do acúmulo de trabalho e número de clientes no local, sempre abarrotados de gente”, conta Serginho.

O banco iniciou recentemente um esquema de contingenciamento em algumas agências, fechando as unidade e fazendo triagem na porta. Outra prática foi apelidada pelo Sindicato como “operação tapa-buraco”, que consiste em retirar trabalhadores de uma agência e mandar para outra de acordo com o fluxo de clientes.

Parece coisa de novela – Para Serginho, agências funcionando até às 20h é coisa de novela. “Não é possível demitir, cortar 3 mil postos de trabalho de setembro de 2012 a setembro de 2013, e querer abrir as agências de shopping até 20h. É impossível oferecer bom atendimento ao cliente e condições de trabalho ao bancário desta forma”, ressalta o dirigente.

Mas é isso o que o banco vende em suas propagandas. No capítulo 161 da novela Amor à Vida, que foi ao ar na sexta-feira 22, Tamara (Rosamaria Murtinho) e Edith (Bárbara Paz) procuram uma agência aberta do Itaú no shopping em que elas possuem uma loja. Edith lembra à mãe que o banco permanece com as agências abertas até às 20h e comemora. “Para cumprir a propaganda feita na novela, o banco teria de recontratar todos os trabalhadores demitidos nos últimos meses. É uma hipocrisia vender à sociedade essa imagem perfeita enquanto os bancários passam sufoco diariamente”, conclui Serginho.

Valorização – A campanha de valorização dos funcionários do Itaú, Esse cara sou eu!, foi relançada. O objetivo é cobrar do banco a abertura de canal para negociar as questões não atendidas desde o lançamento, em abril deste ano.

Entre as exigências, está o fim do horário estendido nas agências bancárias.


Gisele Coutinho – 25/11/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1