Pular para o conteúdo principal

Itaú não dá conta de “tapar buracos”

Linha fina
Cada vez mais agências sem funcionários são fechadas pelo Sindicato; desta vez foi na zona leste
Imagem Destaque

São Paulo – O Itaú extinguiu cerca de 3 mil postos de trabalho de setembro de 2012 a setembro de 2013. O resultado são agências vazias de funcionários e abarrotadas de clientes. Diante desse quadro, mais uma vez a semana começa com fechamento de unidade por falta de funcionários. Nesta segunda-feira 2 o dirigente sindical Sérgio Lopes, o Serginho, flagrou a falta de funcionários na agência Quarta Parada.

“O banco tenta tapar buraco deslocando funcionários de outras agências para suprir a necessidade de uma ou outra unidade, mas a prática não funciona, pois o desfalque é muito grande”, explica o dirigente. Apenas um bancário atendia no caixa da agência, que foi fechada pelo Sindicato. “A gerente de serviços operacionais alegou a presença de uma gerente na função de caixa. No entanto, gerente está na unidade para coordenar diversas atividades, e se ficar diariamente na função de caixa, além de ficar caracterizado desvio de função, outros problemas aparecerão”, ressaltou.

Segundo ele, essa gerente teria dito também que outras unidades funcionam com apenas um caixa. “A situação não deve ser tratada com normalidade. É um absurdo um banco que cobra tarifas tão altas dos seus clientes e que lucra tanto sobrecarregar seus funcionários, demitir sem motivos, apenas objetivando a lucratividade e ainda vender em novela da Globo a imagem de um banco eficiente”, destacou Serginho.

Para o dirigente é importante que os bancários continuem denunciando a falta de funcionários nas agências. Muitas reclamações chegam ao Sindicato de trabalhadores do Itaú que não conseguem nem mesmo sair para almoçar. Em agências de shopping, que funcionam em horário estendido até às 20h – medida unilateral adotada pelo banco – a quantidade de trabalhadores não foi ampliada, gerando acúmulo de trabalho e transtornos no atendimento.

O fim do horário ampliado é uma das reivindicações da campanha por valorização dos funcionários. Lançada em abril deste ano, a campanha não teve resposta do banco sobre as reivindicações. O Itaú é, atualmente, a maior instituição financeira privada do Brasil.

Leia mais
> Exército de um homem só no Itaú do Carrão
> Itaú demite e inicia “operação tapa-buracos
> Agência do Itaú quase sem funcionário é fechada


Gisele Coutinho – 2/12/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1