Imagem Destaque
![](/sites/default/files/styles/max_1300x1300/public/default_images/padrao.jpg?itok=zf8iDuMX)
![Foto: Mauricio Morais](http://www.spbancarios.com.br/Uploads/ckfinder/userfiles/images/_MAU6331_materia.jpg)
> Fotos: galeria do dia de mobilização
Na capital paulista, nesta terça-feira 13, dirigentes sindicais visitaram unidades da região central. O manifesto por mais funcionários no Santander foi lido nas agências e ouvido com atenção pelos bancários e também pelos clientes. “O lucro do banco é muito alto comparando ao que é proporcionado ao cliente. Já fiquei duas horas esperando para ser atendido nesta agência. Quando você vê, são apenas três ou quatro caixas para dar conta de tudo”, comentou o estudante Caíque Mamede após aderir ao documento com exigências ao banco.
E Caíque tem razão. Nos últimos 12 meses, o Santander eliminou mais de 4.800 postos de trabalho. São milhares de trabalhadores a menos. No entanto, o banco espanhol ganhou 3 milhões de novos clientes.
Insatisfeitos, muitos bancários também aderiram ao protesto. “Tem dia que isso aqui é um caos, contou o estagiário de uma das agências no Centro. É muita gente para atender. Gerentes, caixas e até a jovem aprendiz que fica no autoatendimento sofre com tanto trabalho de uma só vez.”
A diretora executiva do Sindicato Maria Rosani destacou que, em 2013, o Santander arrecadou quase 10 bilhões de reais só com as tarifas cobradas. Ao informar os clientes nesta terça sobre os números, a reação era de espanto. “Quem não concorda que um banco espanhol que se instala no Brasil deve respeito ao nosso povo, aos trabalhadores e usuários de seus serviços? Com esse valor seria possível o Santander contratar mais 25 mil bancários para atender melhor os clientes”, ressaltou a dirigente sindical.
O estoquista Jociclaiton Vasconcelos expressou sua indignação diante das altas taxas de juros. “Você faz um empréstimo aqui e não consegue pagar por conta dos juros altos demais. Sem falar que é pequeno o número de funcionários pra uma agência deste tamanho. A gente paga tanto, e ainda espera tanto tempo na fila quando quer ser atendido”.
![Foto: Mauricio Morais](http://www.spbancarios.com.br/Uploads/ckfinder/userfiles/images/_MAU6281_materia.jpg)
Os funcionários também foram orientados a utilizar em suas redes sociais a hashtag #santanderbastadedemissoes.
Protestos continuam – A jornada de luta segue por duas semanas. Haverá ainda um protesto para a entrega das cartas assinadas pelos clientes e trabalhadores ao presidente do banco.
Gisele Coutinho – 13/5/2014
![seja socio](/sites/default/files/inline-images/banner1alterado.png)