Pular para o conteúdo principal

Veja como fica o expediente de agências na Copa

Linha fina
Em dias de jogos da Seleção, exceto onde for feriado municipal, unidades atenderão clientes das 8h30 às 12h30. Sindicato apura funcionamento nos departamentos
Imagem Destaque

São Paulo – As agências bancárias em todo o país funcionarão das 8h30 às 12h30 nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Exceto nas cidades-sede em que tiver sido decretado feriado municipal, como é o caso da capital paulista no dia 12 de junho, quando ocorre a partida de abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia.

O horário foi comunicado pela Febraban (federação dos bancos) e atende circular do Banco Central (nº 3.703/2014) que autoriza a mudança, desde que ofertado ao público um funcionamento mínimo de quatro horas. Nos demais jogos da Copa o atendimento será normal.

A Febraban também determina que os bancos afixem em suas unidades aviso sobre a mudança com antecedência mínima de 48 horas.

A federação não informa, porém, como fica o funcionamento dos departamentos bancários. O Sindicato apurou que no Bradesco, os trabalhadores de departamentos serão dispensados horas antes dos jogos do Brasil. Na abertura, dia 12, sairão três horas antes da partida, que ocorrerá às 17h. Nos outros dias, a dispensa será duas horas antes dos jogos que serão às 16h, no dia 17, e às 17h, no dia 23.

No Banco do Brasil, as Unidades Estratégicas poderão reduzir a jornada observando a conveniência do serviço e desde que cumpridas no mínimo quatro horas de trabalho, e não será gerada hora negativa para compensação. Ainda não há informação sobre o funcionamento das Unidades de Apoio, Unidades Táticas e Superintendências. O Sindicato continua apurando.

Os feriados municipais também serão respeitados nos departamentos do BB, exceto em locais que atendem outras regiões do país. Nesse caso, o banco informou extraoficialmente que o percentual de funcionários será mínimo e o trabalho será voluntário.

No Santander, os bancários de concentrações serão dispensados às 14h no dia do jogo contra Camarões, na segunda 23.

Itaú - O banco comunicou que na administração central o expediente começará às 8h, com saída três horas antes do início das partidas. E que nas cidades-sede em que for decretado feriado municipal, a determinação será respeitada. "Fique atento às divulgações oficiais (de feriados municipais), que nesse caso se sobrepõem às orientações acima", diz a nota.

> Itaú divulga horário nos jogos do Brasil

Segundo o informe, flexibilizações que respeitarem a jornada de trabalho nesses dias serão admitidos, desde que negociados previamente com o gestor. E reforça que essas horas não serão compensadas, e sim abonadas.

O Sindicato continua buscando informações sobre o funcionamento das concentrações nos demais bancos.


Andréa Ponte Souza – 4/6/2014
* Atualizada às 17h05 de 20/6/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1