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Santander volta a ser líder de queixas de clientes

Linha fina
Em 2014 já é o quarto dos cinco meses mensurados; no ano passado, banco espanhol foi campeão de reclamações por oito vezes
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Santander – O Santander honrou a tradição e voltou a figurar no topo do ranking das instituições financeiras com o maior número de reclamações entre os bancos com mais de um milhão de clientes. O levantamento foi realizado pelo Banco Central (BC). Já é o quarto mês apenas neste ano. Em 2013, a instituição encabeçou a lista por oito meses.

O banco espanhol, que possui 22.851 milhões de correntistas, teve 415 reclamações procedentes em maio, o que representa o índice de 1,81 no mês, o mais alto entre as maiores instituições.

As principais reclamações no Santander foram a realização de débitos não autorizados, a prestação do serviço de conta-salário de forma irregular e a concessão de crédito sem documentação adequada.

Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). A lista considera apenas as reclamações procedentes.

Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

Na lista – O Banrisul ficou na segunda posição, com índice de 1,48. O banco teve 36 reclamações entre 2,417 milhões de clientes. As principais reclamações foram prestação do serviço de conta-salário de forma irregular, concessão de crédito consignado sem documentação adequada e irregularidades na apresentação do Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O HSBC ocupa o terceiro lugar, ao apresentar índice de 1,31 com 79 reclamações e 6,026 milhões de correntistas. As principais queixas foram a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta e realização de débitos não autorizados.

Na quarta colocação vem o BB. O banco público teve índice de 0,85, resultado de 316 reclamações procedentes para um universo de 36,843 milhões de clientes. As principais reclamações (em ordem decrescente) foram: realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking.

Encerrando o grupo dos cinco bancos com maior número de reclamações está o Itaú com índice de 0,73. Foram 196 queixas para 26,664 milhões de correntistas. As principais reclamações foram: realização de débitos não autorizados; cobrança de tarifas irregulares em pacotes de serviço; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.
No total, foram 1.049 reclamações de clientes procedentes em maio contra 732 em abril.

PNB líder entre os menores – O francês BNP Paribas liderou as queixas entre os bancos com menos de um milhão de clientes, subindo da segunda para a primeira posição. O BMG subiu da terceira para a segunda e o Banco Pan subiu do quarto lugar para o terceiro lugar. O Banco BIC e o J. Malucelli saíram do ranking neste mês e deram lugar aos bancos Daycoval e Citibank, que ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente.

Também entre os bancos médios o Société Genéralé, que estava na primeira posição no mês passado, não está mais entre os cinco mais reclamados.


Redação, com informações da Exame – 30/6/2014

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