Pular para o conteúdo principal

Escola pega fogo na zona sul de São Paulo

Linha fina
Local abrigaria a entrega de brinquedos da campanha “Faça uma Criança Feliz neste Natal”
Imagem Destaque

São Paulo – Um incêndio atingiu a Escola Estadual Professora Renata Menezes dos Santos na madrugada da quarta-feira 12. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros. A instituição, que tem grande parte da sua estrutura feita de lata, é localizada no bairro Barragem, extremo da zona sul de São Paulo e abrigaria a entrega de brinquedos da campanha Faça uma criança feliz neste Natal, promovida pelo Sindicato. A iniciativa continua e os brinquedos serão entregues às crianças em outras escolas.

De acordo com informações dos bombeiros, o incêndio começou por volta das 4h20. A ocorrência foi encerrada apenas as 9h30, quando as cinco equipes da corporação conseguiram conter as chamas.

Já a líder comunitária Sônia Estela da Silva, a Fumaça, tem outra versão. Ela conta que os bombeiros demoraram quase duas horas para chegar. O incêndio custou a ser controlado, ainda de acordo com Fumaça, porque a água do caminhão acabou e os moradores tiveram de usar baldes e mangueiras para ajudar.

“Ligamos para os bombeiros que chegaram lá pelas 6h30. Eles jogaram só um jato da mangueira e a água acabou. Ficaram de voltar e não voltaram. Devido à falta de água, a comunidade teve de apagar o fogo com água retirada de um poço”, conta.

> Vídeo: Falta de água traz dificuldade para apagar incêndio

Cerca de 600 alunos do ensino fundamental foram prejudicados com o incêndio na escola. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou ao portal G1 que até a segunda-feira 17 todos os alunos serão transferidos para outras escolas da região e que todo conteúdo perdido será reposto.

Os alunos fariam nesta quarta-feira exame do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) que analisa a situação da escolaridade básica no estado. “As crianças estavam todas ansiosas, mas não será mais possível”, acrescenta Fumaça.

A escola fica dentro da área de proteção ambiental Capivari Monos, e é mais afastada do que as aldeias indígenas também localizadas no parque. Fumaça ressalta que aquele era o único equipamento de lazer na região. “Tem criança que só come na escola. É um povo tão carente. Você vê os alunos desesperados, chorando, dizendo: eu quero minha escola, quero meu professor. É muito doído.”

Campanha – Para atender a essas e outras crianças carentes de São Paulo e de Osasco, o Sindicato lançou a campanha Faça uma criança feliz neste Natal, na qual os bancários podem fazer doação de brinquedos novos ou em bom estado de conservação. A entrega pode ser feita na sede da entidade (Rua São Bento, 413, Centro), em uma das sete regionais (veja aqui) ou a um dirigente sindical. Caso seja em grande quantidade, a retirada será feita no próprio local de trabalho.

> Brinquedos para um final de ano mais alegre

Para ampliar a campanha, a orientação é que os funcionários se organizem em seus locais de trabalho e constituam grupos para fazer coleta também junto a colegas e familiares.
As doações devem ser feitas até 19 de dezembro de segunda a sexta, das 10h às 18h. Para mais informações, ligue: 3188-5200.


Redação, com informações do portal G1 – 12/11/2014
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1