Quando a coisa fica difícil, é com o Sindicato que você pode contar. O Sindicato dos Bancários oferece auxílio aos profissionais demitidos, garantindo respaldo em um dos momentos mais complicados na vida de qualquer trabalhador. Confira a seguir como o Sindicato pode te ajudar.
Homologação
A homologação é um processo em que o Sindicato, juntamente com a empresa e o trabalhador, confere todos os cálculos das verbas rescisórias. Isso garante que o empregado desligado terá todos os seus direitos respeitados.
Infelizmente, a reforma trabalhista de 2017 acabou com a obrigatoriedade das empresas homologarem junto ao Sindicato. Por conta desse retrocesso, apenas o Bradesco segue realizando homologações no Sindicato. Esse processo ocorre semanalmente na sede do Sindicato e o agendamento é solicitado pelo próprio banco.
Para profissionais de outras instituições financeiras, o Sindicato dos Bancários presta auxílio por meio do seu departamento jurídico. Você pode tirar dúvidas e solicitar ajuda por meio da Central de Atendimento (11 3188-5200) ou preenchendo o formulário no link abaixo.
CCV
Presente nos bancos Itaú, Caixa e Banco do Brasil, a CCV (Comissão de Conciliação Voluntária) é um acordo extrajudicial, de caráter facultativo. Esse acordo é realizado entre o banco e o trabalhador, tendo a intermediação dos Sindicatos dos Bancários.
Podem participar da CCV os trabalhadores demitidos sem justa causa ou que pediram desligamento do banco e que não ingressaram com reclamação trabalhista (ação judicial). Por meio da CCV, esse profissionais poderão reivindicar direitos que foram descumpridos pelo empregador.
Os trabalhadores interessados podem solicitar a CCV por meio da Central de Atendimento ou pelo telefone (11) 3188-5200. Feito isso, o bancário será atendido pela assessoria jurídica do Sindicato. Neste momento, serão analisados os possíveis pedidos e será elaborado um termo de reivindicação.
Após o protocolo do termo de reivindicação, o banco fará a análise dos pleitos e apresentará uma proposta de acordo. Dependendo da situação, o procedimento demanda duas reuniões, sendo a primeira para esclarecimento dos pedidos e a segunda para a apresentação da proposta.
Verba de requalificação
A verba de requalificação é uma conquista da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários. Com o valor atual de R$ 2.285,84, ela pode ser usada por bancários que foram demitidos sem justa causa para realização de cursos de qualificação e requalificação profissional. Esses cursos podem ser ministrados por entidades de ensino, empresas ou entidades sindicais.
O prazo para solicitar a verba é de 90 dias a partir da data da demissão. O banco pode pagar a empresa ou entidade que oferece o curso diretamente ou reembolsar o trabalhador. Os beneficiários têm até 180 dias para realizar o curso de sua preferência.
O Sindicato, por meio do seu Centro de Formação Profissional, oferece cursos que auxiliam o bancário a conquistar nova colocação no mercado, entre eles os concorridos CEA, CPA-10 e CPA-20, que podem ser pagos com a verba de requalificação profissional. Bancários sindicalizados têm descontos de 50%. Essa é mais uma vantagem de ser sócio ou sócia do Sindicato dos Bancários.