Pular para o conteúdo principal
Chapéu
5ª Conferência UNI Américas

Lideranças políticas participam da abertura da 5ª Conferência UNI Américas

Imagem Destaque
Dirigentes do Sindicato participam da abertura da Conferência da UNI Américas

Após dois dias de debates temáticos, teve início, na tarde desta quarta-feira 29, a 5ª Conferência Internacional da UNI Américas. A cerimônia ocorreu no auditório do Hotel Oasis, em Fortaleza (CE).

A abertura contou com a presença de importantes lideranças políticas do campo progressista, além de sindicalistas de toda a América. As lideranças, sob o tema “Vamos defender nossos direitos e construir nosso futuro”, analisaram o papel do movimento sindical na construção de uma agenda de atuação no novo cenário político que se forma na região, com a eleição, nos últimos anos, de governos progressistas em vários países do continente, como México, Chile, Argentina, Honduras, Peru, Bolívia, Colômbia.

Participaram o presidente da Argentina, Alberto Fernández; a ministra do Trabalho da Espanha, Yolanda Díaz; a presidenta da Convenção Constitucional do Chile, Maria Elisa Quinteros; secretária do Trabalho do México, Luísa Maria Alcaide; a secretária-geral da Uni Global Union, Christy Hoffman; e o o deputado federal (PT-CE) José Guimarães.

A secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e vice-presidenta da UNI América Mulheres, Neiva Ribeiro, que participa do evento no Ceará, postou em suas redes sociais que é com o desafio de construção de um mundo melhor que “nos enfileiramos com mais 600 companheiras e companheiros de todo o continente americano para discutir direitos e futuro, com emprego decente, políticas públicas, democracia e sem violência de gênero!”

Moção de repúdio a Pedro Guimarães

A 5ª Conferência Internacional da UNI Américas aprovou, na cerimônia de abertura, uma moção de repúdio a Pedro Guimarães, que pediu demissão diante das denúncias de assédio sexual contra empregadas do banco, que vieram a público nessa terça-feira 28. A moção foi lida pela presidenta da UNI Finanças Mundial e secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Rita Berlofa.

Confira os termos da moção: “Diante das graves denúncias de assédio sexual contra o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, que foi acusado por várias empregadas do banco, as e os membros do Comitê Executivo da UNI Américas pedem seu imediato afastamento da presidência do banco, bem como que as acusações sejam investigadas com o devido rigor e, caso sejam comprovadas, que seja dada punição exemplar na esfera criminal ao acusado, uma vez que, no Brasil, o assédio sexual é crime, definido no artigo 216-A do Código Penal.”

Representantes de 24 países

A 5ª Conferência Temática da UNI Américas, que acontece em Fortaleza-CE e segue até esta quinta-feira (30), reúne mais de 600 dirigentes sindicais de 24 países, que representam 124 organizações de trabalhadores filiadas à UNI Global Union. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, uma das entidades filiadas à UNI, participa do evento, representado por diversos dirigentes, entre eles a presidenta da entidade, Ivone Silva.

seja socio