Pular para o conteúdo principal

Ao lado do Sindicato, bancários conquistam mais

Linha fina
Não fique só, fique sócio. Uma categoria só é forte e alcança direitos com a união de todos em uma entidade representativa
Imagem Destaque

São Paulo – Os trabalhadores só garantem conquistas com muita luta e mobilização. Assim acontece nas campanhas nacionais da categoria bancária, quando, após reivindicações, negociações e mobilizações, são garantidos reajustes salariais com aumento real, vales alimentação e refeição, licença-maternidade de seis meses, além da luta permanente para que direitos não sejam retirados, mas sim ampliados.

Um bom e recente exemplo de força da categoria está na conquista da isenção da cobrança do imposto de renda sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que não seria possível sem a mobilização dos trabalhadores e a atuação dos representantes da categoria por intermédio do Sindicato. Diversas foram as manifestações, negociações e cobranças para que os trabalhadores pudessem comemorar no final de 2012 mais essa conquista.

> Bancários comemoram isenção de IR na PLR

A garantia do emprego também faz parte dessa luta. Exemplo, também recente, foi a intervenção para interromper as demissões em massa feitas na véspera do Natal pelo Santander. A união e a mobilização ao lado do Sindicato fez com que parte dos funcionários dispensados fosse reintegrada ou recebesse indenização, além de garantir que os desligados com menos de 10 anos de empresa recebesse um salário nominal, com limite de R$ 5 mil, e seis meses de vale-alimentação.

> Bancários aprovam acordo com Santander

Não fique só, fique sócio – O Sindicato sempre ressalta a importância de os bancários fazerem parte da entidade e participarem da luta por mais conquistas. Atualmente, a entidade representa mais de 135 mil trabalhadores em São Paulo, Osasco e região, número que equivale a mais de um quarto do total da categoria no país. Para isso, emprega dezenas de funcionários, divididos em sete regionais, que cobrem todas as regiões de São Paulo e das 15 cidades da sua base. Estrutura necessária para manter a mobilização e luta permanente pela garantia e ampliação de direitos dos trabalhadores.

> Sindicalize-se: saiba como fazer para se associar

Descontos e benefícios – Quem é sindicalizado recebe mensalmente a Revista do Brasil e um Guia com a lista dos mais de 1.200 convênios com descontos exclusivos. Também oferece diversos serviços a associados, como orientação e apoio jurídico e de saúde gratuitos. Em 2012, os bancários conseguiram recuperar por meio do departamento jurídico cerca de R$ 75 milhões, resultado de ações individuas e coletivas na Justiça, além das negociações nas Comissões de Conciliação Voluntária (CCV).

São oferecidos também cursos de formação com 50% de desconto para sindicalizados. Somente em 2012, cerca de 2.400 pessoas, entre sócios, dependentes (com descontos especiais) e público em geral, estudaram nas salas de aula do Centro de Formação Profissional (CFP). Para 2013, as inscrições já estão abertas.

Há ainda uma extensa rede de convênios que garantem descontos especiais no comércio, em serviços e eventos culturais para bancários. Em feriados e finais de semana, existem opções de viagens e passeios.

> Consulte Manual de Convênios

Bônus – O Sindicato mantém uma campanha permanente de sindicalização que premia novos associados e quem indica novos sócios. Após a sindicalização, o novo sócio e quem o indicou recebem um bônus que dá direito a uma camiseta ou a um ingresso de cinema. Quem indica a sindicalização, se preferir, pode juntar os bônus e trocar por prêmios

> Saiba mais sobre o Bônus


Redação – 8/1/2013

seja socio