Pular para o conteúdo principal

Desconto injusto no banco de horas da Caixa

Linha fina
Em algumas agências, trabalhadores tiveram o dia 31 de dezembro deduzido das horas em haver, mesmo com acordo de folga na data
Imagem Destaque

São Paulo – No fim do ano, empregados da Caixa foram dispensados do trabalho no dia 31 de dezembro. No entanto, em algumas unidades, foram surpreendidos por seus gestores no dia 2 de janeiro, na volta ao trabalho, com a notícia de que o dia seria descontado do banco de horas.

Segundo o diretor do Sindicato Kardec de Jesus, o banco descumpriu o acordo que prevê a programação com antecedência das folgas dos trabalhadores. “Em muitos casos, o gestor verifica no meio do expediente que o empregado possui muitas horas, por conta da rotina atribulada no local, e dispensa o bancário na mesma hora, intimando-o a sair de folga antes que o ponto referente ao mês seja fechado”, explica Kardec. “Se neste caso já havia o acordo da folga, não há cabimento em descontar do banco de horas. Portanto, queremos que o desconto seja desfeito, independente de quantas folgas o trabalhador tenha”, conclui.

O Sindicato alerta que as folgas devem ser agendadas previamente, com, no mínimo, cinco dias de antecedência.


Gisele Coutinho - 22/1/2012

seja socio