Pular para o conteúdo principal

HSBC descumpre acordo coletivo em Curitiba

Linha fina
Gestores criam grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp para cobrar cumprimento de metas
Imagem Destaque

Curitiba - Uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários 2013 foi a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que proíbe a cobrança do cumprimento de metas por mensagem no telefone particular do empregado.

A cláusula 36ª, sobre monitoramento de resultados, diz textualmente: "No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados". Parágrafo Único: "é vedada, ao gestor, a cobrança decumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado."

Apesar disso, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região tem recebido denúncias de funcionários do HSBC relatando que os gestores do banco inglês estão adotando uma nova prática: criam grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp justamente para cobrar produtividade e cumprimento de metas. As cobranças insistentes não tem hora nem dia, e os celulares acusam o recebimento de mensagens o tempo todo. A representação dos bancários afirma que já entrou em contato com a direção do banco.

São Paulo - Em São Paulo, a dirigente sindical Liliane Fiúza afirma que não chegou ao Sindicato relato neste sentido. "Apesar disso, estamos alertas e orientamos os bancários a denunciar a ocorrência desse tipo de pressão, ou qualquer outro", diz, lembrando que o sigilo dos denunciantes é garantido.


Sindicato dos bancários de Curitiba, com edição da Redação - 26/1/2015
 

seja socio