Pular para o conteúdo principal

Óleo vaza e bancários evacuam Compe do BB

Linha fina
Combustível utilizado em gerador é armazenado em concentração do banco na Vila Mariana; Sindicato cobra providências da instituições e pagamento de adicional periculosidade aos trabalhadores do local
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
27/1/2017


São Paulo – Os cerca de 600 trabalhadores do Complexo Altino Arantes do Banco do Brasil (Compe), na Vila Mariana, tiveram de evacuar o prédio na manhã desta sexta-feira 27. O abandono foi em decorrência de vazamento em tanque que armazena óleo diesel utilizado para o abastecimento de gerador de emergência da concentração.

A diretora do Sindicato Adriana Ferreira esteve no local e obteve relatos de funcionários que informaram que na quinta 26 houve falta de energia e que o cheiro forte de combustível era sentido logo que chegavam em seus setores.  

“Há tempos denunciamos que os prédios que abrigam tanques de combustível apresentam risco aos trabalhadores. Recentemente, no final de 2016, os funcionários do Complexo São João, no Centro da capital, também tiveram de evacuar o prédio devido a problemas no gerador”, diz a dirigente sindical. “Estamos cobrando que o setor responsável pela administração dos prédios do banco, a Cesup, tome providências para que as pessoas sejam realocadas para locais seguros. Além disso, que o banco pague adicional por periculosidade a quem tem de trabalhar em locais com esses tanques.”

Uma equipe de manutenção fez o reparo e a limpeza do combustível. Dessa forma alguns funcionários voltaram a trabalhar na Compe, mas outros foram transferidos para outros prédios.
Sobre o adicional periculosidade, o Sindicato move ações na Justiça contra instituições financeiras – Caixa, Bradesco, Itaú, Santander, Safra e outros -  cobrando este pagamento aos trabalhadores. No caso do BB, além dos complexos Compe e São João, há também processo relativo ao prédio XV de Novembro, também no Centro.
seja socio