Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Gratuito

Sindicato realiza oficina em grupo sobre frustração e sofrimento

Linha fina
Os encontros serão todas as terças, a partir de 4 de fevereiro, às 19h30, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413 – centro). Serão somente 12 vagas
Imagem Destaque
Montagem: Fabiana Tamashiro

O Sindicato iniciará, a partir de fevereiro, a oficina Pensar a frustração para reelaborar o sofrimento. Uma análise teórica e em grupo a partir de Freud e Lacan.

Os encontros serão todas as terças, a partir de 4 de fevereiro, às 19h30, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413 – centro). Serão somente 12 vagas. Para se inscrever, basta mandar e-mail para [email protected] com as seguintes informações com nome completo, data de nascimento, telefone. As inscrições são por ordem de chegada e serão confirmadas por e-mail.

Oficina

A oficina realizará oito encontros de duas horas cada, divididos em dois momentos. No primeiro, será abordado teoricamente um tema proposto. E no segundo, ocorrerá análise em grupo, a partir das questões levantadas com a palavra circulante, espontânea e voluntária respeitando o tempo e a disponibilidade psíquica de cada um dentro dos seguintes temas:

1 - A frustração como constituinte da normalidade do sujeito;

2 - O Ser, o Cidadão e o Sujeito;

3 - O mal-estar na civilização e a constituição do Eu;

4 - O “Eu Ideal” e o “Ideal-do-Eu”;

5 - A Lei e a pertinência da religião: a que ela responde? A religião cura a depressão?;

6 - Existe autonomia? Um voltar-se aos sintomas; 

7 - O mais normal possível: o normal não existe;

8 - Castração, frustração e privação: entendê-las para se ajudar.  O que a Psicanálise tem a dizer sobre a cura psíquica;

O grupo terá a coordenação da psicanalista Hilvânia Maria de Carvalho. Ela é escritora e publicou a novela Manuela e o livro de poesias É Menina. Atualmente trabalha voluntariamente no hospital de saúde mental São João de Deus, atendendo pacientes em surto psicótico.

Mas também atende de forma particular em dois consultórios . Um localizado na Rua Paulistânia, 661 (metrô Vila Madalena) e outro na Rua Itapura, 300 sala 1002 (metrô Carrão).

seja socio