Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema na periferia

CineB Solar estreia o ano com exibições de “À Beira do Caminho”

Imagem Destaque
Imagens do filme: À Beira do Caminho

O CineB Solar retoma suas sessões de cinema nacional deste ano em fevereiro, com o filme “À Beira do Caminho”, do diretor Breno Silveira. A primeira exibição será no dia 5, um domingo, às 19h, no Jardim Celeste (veja endereços e datas das demais exibições ao final do texto).

O Projeto CineB Solar é uma parceria entre o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e a Brazucah Produções, e leva o cinema brasileiro para bairros periféricos de São Paulo, em sessões gratuitas, divulgando a sétima arte para um público que está à margem das salas de exibição comerciais. Este ano, o projeto completa 15 anos, ao longo dos quais já exibiu 147 longas-metragens e 100 curtas-metragens.

Desde 2007, já atingiu um público de 78 mil espectadores em mais de 601 sessões gratuitas, realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorreu mais de 140 bairros paulistas e 18 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 15 anos, também foi criado o Selo CineB do cinema brasileiro, com 4 DVDs que contêm no total os 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro receberam troféus 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos.

Durante a pandemia, o projeto teve de se reinventar e criou o CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que os expectadores pudessem assistir aos filmes de casa, respeitando a necessidade de isolamento social.

Agora, com o avanço da vacinação, o CineB Solar retoma aos poucos suas sessões presenciais, mas respeitando todos os protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para covid-19 antes das exibições. E em todas as sessões, o público terá de apresentar o passaporte de vacinação.

À Beira do Caminho

O diretor Breno Silveira encomendou à roteirista Patrícia Andrade a tarefa de desenvolver um filme em torno das músicas de Roberto Carlos. O longa (1h42m) conta a história de um caminhoneiro solitário que cruza o caminho com o de um menino que perdeu a mãe e está indo para São Paulo tentar achar o pai que não conhece (assista ao trailler aqui). Lançado em 2012, o filme tem no elenco atores conhecidos como João Miguel (Estômago), Ângelo Antônio e Dira Paes, que também trabalharam em várias novelas da Globo.

Veja as sessões de fevereiro de À Beira do Caminho

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM CELESTE
DIA: 5 de fevereiro (sábado), às 19h
LOCAL: Associação Comunitária Amigos do Gelo
ENDEREÇO: Rua Sebastião Anunciado 341, Campo do Celeste
RETIRADA DE CONVITES: falar com Gorete.

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM NELMA
DIA: 18 de fevereiro (sexta-feira), às 19h
LOCAL: EE República do Panamá
ENDEREÇO: Rua Piemonte da Borborena, 75, Jardim Neuma
RETIRADA DE CONVITES: na secretaria da escola

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM AMALIA (ao ar livre)
DIA: 22 de fevereiro (terça-feira), às 19h
LOCAL: Estacionamento da EMEF Maria Rita Lopes Pontes- Irmã Dulce
ENDEREÇO: Rua Vitóriano Palhares, 10 - Jardim Amalia
RETIRADA DE CONVITES: na Secretaria da escola

CINEMA BRASILEIRO EM PERUS
DIA: 24 de fevereiro (quinta-feira), às 19h
LOCAL : EMEF Professora Philó Gonçalves dos Santos
ENDEREÇO: Rua Alagoa Nova, 103- Perus
RETIRADA DE CONVITES: falar com professoras Alessandra ou Michele
PONTO DE REFERÊNCIA: COHAB PERUS/UPA

CINEMA BRASILEIRO EM ITAPECERICA DA SERRA
DIA: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 19h
LOCAL: E.E Joao Baptista de Oliveira
ENDEREÇO: Rua Maj. Manoel Francisco de Morães, 186 - Centro, Itapecerica da Serra
RETIRADA DE CONVITES: na Secretaria da escola

seja socio