São Paulo - A Comissão da Verdade do Sindicato dos Bancários de Brasília está procurando documentos de militantes bancários e da entidade que se perderam na época da ditadura militar.
A intenção é resgatar a história de luta e resistência de trabalhadores e familiares durante a repressão. Muitos guardaram documentos da época para impedir que eles caíssem nas mãos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops).
Esse trabalho também está sendo pelo Sindicato de São Paulo, Osasco e Região. No final do ano passado, uma série deles retornou à entidade.
> Sindicato de São Paulo busca arquivos desaparecidos na ditadura
Fundação - Os bancários de Brasília também esperam recuperar documentos da época da fundação da entidade que foram perdidos durante os anos de chumbo, quando muitos militantes e dirigentes sindicais foram perseguidos e torturados pelos militares.
Arquivos como atas de reuniões, fichas de formação sindical, fotos, jornais, vídeos, entre outros, foram guardados no intuito de impedir que militares destruíssem documentos importantes da história dos bancários.
Sindicato dos Bancários de Brasília, com edição da Redação - 14/2/2014
Linha fina
Sindicato de lá está recolhendo documentos sobre trabalhadores desaparecidos durante o regime militar
Imagem Destaque