Pular para o conteúdo principal

Comando aprova calendário para Campanha 2016

Linha fina
Reunião realizada na terça-feira 23 definiu ainda resolução política com posicionamento sobre Reforma da Previdência, taxa de juros e combate à corrupção, entre outros temas
Imagem Destaque
São Paulo - O Comando Nacional dos Bancários definiu na terça-feira 23 em reunião realizada na sede da Contraf- CUT, o calendário de atividades da Campanha Nacional 2016 , avaliou a conjuntura e aprovou resolução política de atuação, posicionando a categoria em assuntos como Reforma da Previdência, taxa de juros, crédito, autonomia do Banco Central e combate à corrupção.
Veja, abaixo, a nota aprovada pelo Comando:
Resolução Política do Comando Nacional dos Bancários
O Comando Nacional dos Bancários, reunido nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, em São Paulo, avaliou a conjuntura nacional e tomou o seguinte posicionamento:
Reafirmamos nossa posição de não aceitar a retirada de direitos dos trabalhadores em projetos que tramitam no Congresso Nacional ou em qualquer outra esfera.
Entendemos que a prioridade do governo não tem de ser a Reforma da Previdência e sim promover mudanças na política econômica para a retomada do crescimento com políticas de ampliação do crédito e geração de emprego e renda. Não vamos aceitar retrocessos como a idade mínima para a aposentadoria ou equiparação entre homens e mulheres do tempo de vida exigido para obter o benefício.
Repudiamos essa prática de juros altos e extorsivos cobrados pelos bancos e defendemos a redução da taxa Selic, que nos patamares atuais só contribui para o fortalecimento do rentismo, retirando dinheiro do orçamento público (em saúde, educação e políticas sociais) para colocar no bolso do setor financeiro. 
Somos contrários ao projeto de lei que prevê a independência do Banco Central do Brasil e tem a intenção de subordiná-lo aos interesses do mercado financeiro e não ao povo brasileiro.
Defendemos o combate à corrupção, de forma contínua e indiscriminada, em sua maioria decorrente do financiamento empresarial de campanha, que atinge partidos do governo e da oposição. E repudiamos as tentativas golpistas de impeachment que visam apenas desestabilizar o país e aprovar essa pauta de retrocessos sociais e retirada de direitos, derrotada nas eleições de 2014.
O Comando Nacional dos Bancários continuará ação permanente para impedir que sejam aprovados projetos contrários aos interesses da classe trabalhadora, a exemplo da pauta conservadora em tramitação no Legislativo, como o PL da terceirização e o PLS 555 que ameaça empresas públicas e visam acabar com direitos trabalhistas e sociais.  
Chamamos a unidade da classe trabalhadora e convocamos também toda a militância a participar, no dia 31 de março, da Marcha à Brasília pela retomada dos investimentos públicos, em defesa da produção, de salários e empregos de qualidade no Brasil, garantindo contrapartidas sociais e combatendo a especulação e os abusos do sistema financeiro, contra a retirada de direitos, em defesa da democracia, contra a investida do projeto neoliberal.
COMANDO NACIONAL DOS BANCÁRIOS

Calendário
O Comando Nacional dos Bancários também definiu as principais datas da organização da Campanha Nacional 2016 e demais mobilizações. Veja, abaixo, eventos já definidos.
Calendário de Atividades aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários em 23 de fevereiro de 2016
1º de março - Mobilização de trabalhadores no Senado Federal contra PLS 555
2 de março - Dia Nacional de Luta da Caixa
31 de março - Mobilização em Brasília contra as reformas da Previdência Social e pautas contra os trabalhadores
17 de março (a confirmar) - Grande Ato no Congresso Nacional contra PLS 555
13 e 14 de maio - Encontro Nacional dos Financiários
14 de maio a 5 de junho - Prazo para realização de encontros regionais de bancos públicos e privados
20 de maio a 3 de julho - Prazo para realização das Conferências Estaduais/Regionais
7 e 8 de junho - Encontros Nacionais de Bancos Privados
17 a 19 de junho - 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - CNFBB
17 a 19 de junho - 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa - CONECEF
15 a 17 de julho - 18ª Conferência Nacional dos Bancários

Contraf-CUT - 24/2/2016
seja socio