
Os dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) mostram que o estudante paulista tem três anos de atraso no aprendizado da matemática. O levantamento mostra que no nono ano os alunos têm rendimento na disciplina correspondente ao sexto. Como consequência do acúmulo de conteúdo mal compreendido, apenas 14% dos alunos dominam o que é ensinado na disciplina de exatas.
Em Português, a situação é apenas um pouco melhor, mas ainda assim longe do satisfatório, e somente 25% dos alunos compreendem a matéria. Quando formados no ensino médio, têm desempenho equivalente ao nono ano do ensino fundamental.
Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Catarina de Almeida Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), pondera que é preciso refletir sobre o contexto que causa esses resultados ruins.
“Nós não estamos avaliando o processo. E ao não avaliar o processo, não sei o que leva a esse ou aquele resultado. E se não mexer no processo, os resultados serão os mesmos, sempre. Primeiro que essas avaliações, em larga escala, analisam duas formas do conhecimento de forma bem restrita, português e matemática. O desenvolvimento de um aluno, inclusive nessas disciplinas, depende do aprendizado dele como um todo. Então o aluno não vai aprender bem português e matemática se não aprender ciências, se não tiver aula de artes”, explica.
Ao completar o ensino médio, apenas 5% dos estudantes aprenderam o esperado em Matemática e 34% o adequado para o Português.
Ouça a entrevista na íntegra da Rádio Brasil Atual
