Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sem feriado

Febraban: 10 anos de desrespeito aos bancários de Osasco

Linha fina
Mais uma vez, trabalhadores não terão direito ao feriado de emancipação da cidade; Sindicato cobra liberação e pagamento de horas extras
Imagem Destaque
Foto: Maurício Morais / Arquivo / Seeb-SP

A grande maioria dos trabalhadores de Osasco terão um dia de descanso neste dia 19 de fevereiro, feriado municipal em que se comemora o aniversário da emancipação da cidade. Mas nem todos: os bancários que trabalham em Osasco irão trabalhar. Isso porque uma decisão judicial concedida em 2009 à Febraban obriga os trabalhadores de bancos no município a cumprir jornada no feriado.

“Isso é um desrespeito com os bancários, e o Sindicato não vai aceitar. Todo ano entramos com ações judiciais para garantir ao menos o pagamento da hora extra com adicional de 100% por trabalhar no feriado. Já ganhamos várias, como a do Banco do Brasil mais recentemente. Vamos continuar insistindo por todas as vias para que a situação cesse”, disse a dirigente sindical Liliane Fiúza.

O Sindicato já entrou com mais de 15 ações semelhantes contra Itaú, Citibank, Bradesco, Santander e Safra com o mesmo objeto. Na maioria dos casos, a Justiça deu decisões favoráveis aos bancários; outras ações já estão em fase de pagamento.

“Além da parte financeira, há um outro problema que é o fato de muitos bancários não terem com quem deixar os filhos para ir trabalhar, já que as escolas não abrem neste dia. Exigimos que os bancos respeitem os trabalhadores de Osasco”, completou a dirigente.

seja socio