Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Absurdo!

Santander faz bancários madrugarem em feiras livres para vender

Linha fina
Sindicato recebeu denúncia de que gerência regional do banco está convocando trabalhadores para estarem em feiras livres a partir das 6h40 da manhã para vender máquinas Getnet
Imagem Destaque
Charge: Márcio Baraldi

O Sindicato recebeu nova denúncia de que bancários do Santander estão sendo convocados para vender máquinas Getnet em feiras livres da cidade, um ambiente não apropriado para negócios bancários, sem segurança e exposto às intempéries climáticas. A nova denúncia relata que a Gerência Regional Centro estava convocando funcionários a venderem as máquinas de crédito em uma feira livre a partir das 6h40. Para piorar, segundo a denúncia, a gerente regional informou aos trabalhadores que aqueles que se recusarem a ir, ficariam “mal vistos” no banco.

> Gerentes do Santander têm de vender até em feiras livres
 
Após tomar conhecimento da denúncia, o Sindicato procurou o banco para cobrar o fim da prática. Por sua vez, o Santander afirmou ter “corrigido” a situação da seguinte forma: só participam gerentes, sem caixas ou estagiários; todos devem registrar o ponto por meio do mobile, que permite a marcação em qualquer local; todos cumprirão jornada, se iniciarem a jornada antes devem terminar antes; nenhum funcionário pode ser obrigado a participar; a regional entrou em contato com as agências que vão participar, informando as regras, formalizadas através de e-mail.
 
“O Santander diz que, feitas as `correções´ informadas, a prática estaria autorizada pelo RH e Jurídico do banco. O Sindicato, na defesa da saúde e segurança dos bancários, avalia que feiras livres não são ambientes adequados para a realização de negócios bancários. Não oferecem segurança, expondo gerentes a maior risco de acidentes do que em agências, o que configuraria acidente de trabalho, sendo assim responsabilidade do banco, demandando também emissão de CAT; de sequestros e outros crimes; além de submeter os trabalhadores a intempéries climáticas. Além disso, é um absurdo convocar funcionários fora do horário. As pessoas tem toda uma vida fora do banco, compromissos como, por exemplo, levar os filhos ao colégio. Não é simples readequar a rotina”, critica a dirigente do Sindicato e bancária do Santander Lucimara Malaquias.
 
 Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Santander
Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Uma vez que o banco, através do seu RH, informou que os bancários podem se recusar a realizar a ação, o Sindicato orienta que se recusem, preservando assim a sua segurança e saúde. Lembrando ainda que o bancário também não é obrigado a trabalhar aos finais de semana. O Sindicato orienta que denunciem qualquer pressão ou coação para atuarem nessas condições. As denúncias podem ser feitas diretamente aos dirigentes, pela Central de Atendimento (11 3188-5200), ou no WhatsApp (11 97593-7749)”, orienta Lucimara.
 

seja socio