Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores do Grupo Alfa denunciam irregularidade na RV

Linha fina
Segundo denuncias, Grupo Alfa passou a descontar valor cheio da PLR, de forma parcelada, da remuneração variável dos trabalhadores; Sindicato cobra que empresa forneça informações necessárias para a verificação dos devidos pagamentos até terça 3
Imagem Destaque
Arte: Freepik

O Sindicato recebeu diversas denúncias, gravíssimas, sobre possível prática irregular do Grupo Alfa para descontar o valor total da PLR dos seus trabalhadores deduzindo-o, em 12 vezes, da remuneração variável (RV) dos funcionários que são submetidos ao cumprimento de metas. A irregularidade teria começado em outubro de 2019.

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

No final de janeiro, o Sindicato já havia recebido denúncias de descontos da PLR sobre a remuneração variável. Em reunião solicitada pela entidade, o Grupo Alfa negou a irregularidade e se comprometeu a apresentar todas as informações que comprovariam que a PLR clausulada na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria estaria sendo integralmente respeitada. Tais informações foram enviadas ao Sindicato na sexta 21.

> Após denúncias, Sindicato cobra Alfa sobre irregularidade na PLR
> Em reunião com Sindicato, Alfa nega irregularidade na PLR

Entretanto, as denúncias dos trabalhadores do Grupo Alfa continuaram chegando ao Sindicato e as informações inicialmente enviadas pela empresa mostraram-se insuficientes para a devida verificação do correto pagamento integral tanto da PLR, como da remuneração variável.

“A PLR da CCT e a remuneração variável dos trabalhadores são verbas de natureza distintas e, portanto, não pode haver qualquer tipo de desconto ou compensação entre elas. Uma está relacionada apenas ao lucro. Já a outra depende de metas individuais e por áreas. Esse desconto, se confirmado, configura-se em uma prática completamente ilegal. Uma forma de descontar toda a PLR do trabalhador através de deduções na remuneração variável”, enfatiza a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

“Enviamos novo ofício ao Grupo Alfa solicitando o envio de todas as informações, documentações e comprovantes necessários para atestar o correto pagamento tanto da PLR, como acordado na CCT, como do Plano de Remuneração Variável, sem que tais verbas sejam objeto de compensação ou desconto entre elas. Diante das novas denuncias que chegaram ao Sindicato na sexta 28, justamente a data de pagamento da PLR, cobramos que todas as informações solicitadas no ofício sejam enviadas ao Sindicato, impreterivelmente, até a próxima terça-feira 3”, acrescenta.  

Procure o Sindicato  

O trabalhador que desconfiar que foi vítima do desconto ilegal, ou que deseja realizar a conferência dos valores recebidos na forma de remuneração variável, deve entrar em contato com o Sindicato por meio da Central de Atendimento ou WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido.

Além disso, é necessário que o trabalhador cadastre-se na newsletter do Sindicato (CLIQUE AQUI) para receber, em primeira mão, as atualizações sobre o andamento da apuração das denuncias sobre irregularidades no pagamento da remuneração variável no Grupo Alfa, além de outras notícias do seu interesse.

seja socio