Pular para o conteúdo principal

Rol taxativo: julgamento no STJ pode ter impacto na cobertura da Cassi

Imagem Destaque
Sede do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode decidir ainda nesta quarta 23 se planos de saúde podem ou não ser obrigados a cobrir exames, terapias e procedimento que não constam no rol de cobertura mínima estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). O julgamento no STJ definirá se o rol da ANS tem caráter exemplificativo, como defendem clientes de planos de saúde que tiveram coberturas negadas por não constarem no rol da ANS; ou taxativo, como querem os planos de saúde. O resultado do julgamento no STJ pode ter impacto na Cassi, plano de saúde dos trabalhadores do Banco do Brasil, uma vez que sua cobertura hoje é mais ampla que o rol da ANS. 

“No caso da Cassi, o que nos preocupa é que a cobertura do plano é maior que o rol da ANS. Uma decisão favorável do STJ ao caráter taxativo do rol da ANS pode servir como subsídio para uma possível redução dos exames, terapias e procedimentos cobertos pela Cassi. É de extrema importância uma manifestação por parte da atual gestão da Cassi no sentido de assegurar aos seus associados que, ​independentemente do resultado no STJ, não haverá redução da cobertura já ofertada e contratada pelos associados do plano de saúde”  

Ana Beatriz Garbelini, dirigente do Sindicato e bancária do Banco do Brasil

São exemplos de exames, procedimentos e terapias não incluídas no rol da ANS o PET Scan, tipo de tomografia computadorizada capaz de diagnosticar o câncer e seu estágio de desenvolvimento; videolaparoscopia em  procedimentos cirúrgicos; hidroterapia e outras fisioterapias; correção de miopia acima de 12 graus; imunoterapia para tratar tumores; terapia ABA (análise aplicada ao comportamental) para crianças autistas; e até mesmo medicamentos para enxaqueca, entre muitos outros.

A jornalista, escritora e ativista Andrea Werner, fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, que luta pelos direitos e inclusão de pessoas com deficiência, esclarece que quando um plano de saúde nega determinada cobertura ao paciente pelo fato da mesma não estar incluída no rol da ANS, o caminho para garantir o direito a saúde é a Justiça, o que será inviabilizado caso o STJ decida pelo rol taxativo. 

“Em geral, a Justiça entende que o rol da ANS, desatualizado, é exemplificativo. E dá causa ao cliente do plano de saúde (…) Se decidirem pelo caráter taxativo do rol, milhões de brasileiros ficarão com o direito a saúde prejudicado. Não haverá mais possibilidade de recorrer à justiça em caso de negativa de cobertura do convênio”, explicou Andrea em entrevista à Rede Brasil Atual.

Durante a última sessão do julgamento no STJ, que ocorreu em setembro de 2021, o relator da matéria, ministro Luis Felipe Salomão, votou pela taxatividade do rol. Agora, o julgamento será retomado a partir do voto da ministra Nancy Andrighi, que deve apresentar tese contrária a do ministro Salomão.

“O resultado deste julgamento no STJ, no qual se confrontam a ganância por lucros cada vez mais exorbitantes e o direto constitucional à saúde, pode afetar cerca de 50 milhões de brasileiros, que hoje são clientes de planos de saúde. Nossa expectativa é que os ministros do STJ votem pelo rol exemplificativo, consolidando o entendimento praticado há mais de 20 anos pela quase totalidade dos tribunais do país. Ou seja, determinando que os planos de saúde têm obrigações com seus clientes que vão além do rol da ANS”, conclui a dirigente do Sindicato. 

seja socio