Por causa da automação da Mesa de Crédito PF, os 58 trabalhadores da área terão até o dia 3 de abril para se realocarem em outras áreas do banco. O Itaú garantiu ao Sindicato dos Bancários de São Paulo que prestará toda assessoria junto aos consultores de RH para viabilizar a realocação destes trabalhadores, que também terão um horário dentro do expediente para qualificação profissional.
As informações foram confirmadas em reunião entre os representantes dos trabalhadores e do Itaú, no último dia 9. Na ocasião, o Sindicato cobrou ação imediata do banco para que nenhum funcionário seja prejudicado.
“O banco tem totais condições de realocar os trabalhadores envolvidos na reestruturação, e o movimento sindical vai cobrar e acompanhar para que isto ocorra.”
Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú
Os trabalhadores envolvidos na reestruturação devem procurar o Sindicato (veja contatos no final deste texto) para informar as ações do banco e as eventuais dificuldades encontradas no processo, para que a entidade possa cobrar da empresa as ações necessárias.
É importante também que os trabalhadores procurem tirar a certificação CPA-10 e CPA-20 para que tenham mais oportunidades de realocação.
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O Sindicato cobrou um período diferenciado para que os trabalhadores envolvidos na reestruturação possam tirar a certificação. O banco se comprometeu a avaliar a possibilidade.
“Não somos contra os avanços tecnológicos. Mas, por outro lado, os trabalhadores não podem ser penalizados por uma decisão do banco e devem ter garantias de realocação para a manutenção dos seus empregos”, afirma Sérgio Francisco.
Assédio nas Agências Digitais
Não é de hoje que o Sindicato vem recebendo denúncias de assédio moral e de cobranças exacerbadas para o cumprimento de metas abusivas nas agências digitais Uniclass e Personnalité.
Os assédios são tanto individuais como coletivos (direcionados à equipe), e estão causando insegurança e adoecimentos nos trabalhadores, que chegam a se afastar por problemas psicológicos.
Não se tratam de casos isolados. Esta situação está acontecendo em todas as agências digitais.
O Sindicato comunicou o banco sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores nas agências digitais e cobrou uma ação imediata para que essas situações sejam resolvidas com urgência.
O banco se comprometeu a fazer um levantamento junto às superintendências das agências digitais para entender o que vem ocorrendo nos locais de trabalho.
“É inadmissível que situações como estas ainda persistam no Itaú. É fundamental que os trabalhadores tenham um ambiente saudável para que possam desenvolver suas atividades profissionais sem pressão ou qualquer tipo se assédio. Assédio moral é crime e é a principal causa de adoecimento mental dos bancários”, afirma Sérgio Francisco.
Denuncie assédio ao Sindicato
O trabalhador que se sentir assediado, pressionado ou ameaçado deve procurar o Sindicato (veja contatos abaixo), que acionará o banco para cobrar o fim da prática, garantindo o sigilo absoluto do denunciante.
Entre em contato com o Sindicato por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp (11 99930-8483).