Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Conquista

Após negociação do Sindicato, Safra vai pagar PLR dia 23

Imagem Destaque
Imagem composta de um gráfico em pizza e pilhas de moedas

Após negociação com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a segunda parcela da PLR Safra 2023 será creditada no dia 23 de fevereiro, junto com a folha de pagamento. Além disto, no Safra, o Sindicato garantiu os 20% da PLR adicional para os cargos elegíveis no programa de suporte administrativo e comercial.

 “A PLR não é benefício do banco. É uma conquista da categoria junto dos sindicatos. Por isso é muito importante que os bancários mantenham-se sindicalizados. As mensalidades dos associados sustentam a estrutura que garante os direitos e conquistas da categoria, como a PLR”, afirma Flávio Monteiro, dirigente sindical e bancário do Safra.

>Associe-se ao Sindicato

A PLR dos bancários foi garantida após a aprovação, em assembleia, e assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, em 2022.

O reajuste é resultado da mobilização de toda a categoria, junto aos sindicatos, na Campanha Nacional Unificada dos Bancários de 2022, que garantiu para 2023 reajuste de 4,58% (INPC mais 0,5% de aumento real), em todos os valores fixos da PLR, no VA e VR e em todas as demais verbas previstas nas cláusulas econômicas da CCT, como auxílio-creche/babá, gratificações, auxílio home office, etc.

“Em 2024 será realizada uma nova Campanha Nacional para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Os bancários do Safra deverão estar mobilizados a organizados, junto de toda a categoria bancária, para fortalecer a luta pela garantia e ampliação dos nossos direitos”, afirma Flavio.

PLR bancários

O reajuste de 4,58% incidirá também sobre a Participação nos Lucros e Resultados, nas parcelas fixa e adicional e sobre os tetos. A PLR dos bancários é paga em duas etapas: a primeira foi paga até 30 de setembro de 2023 (prazo previsto na CCT para que os bancos realizem o crédito).

Já a segunda parcela da PLR virá em 2024, com o fechamento do balanço dos bancos e a consolidação dos seus lucros. Os bancos têm até 1º de março de 2024 para creditar a parcela final da PLR 2023.

A PLR é uma conquista importante da categoria bancária – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir este direito em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Nacional, em 1995. Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores.

seja socio