O Sindicato dos Bancários de são Paulo voltou a se reunir com o RH banco Daycoval para tratar sobre condições e trabalho e visitas na área de TI. O encontro ocorreu na terça feira 28, quando também foi concluída negociação para o pagamento de PPR.
Desde o início de 2024 o Sindicato vem realizado reuniões e conversas com a direção de RH do banco Daycoval sobre melhorias nas condições de trabalho na área de TI. Uma destas reuniões contou inclusive com a presença do diretor da área, Alexandre Rhein, e com o próprio presidente da instituição, Semy Dayan.
Ainda persistem pontos de atenção na área, apesar de a diretoria de RH do Daycoval ter se disposto a dialogar com o Sindicato e aplicado ações internas para a construção de um ambiente de trabalho com “RÍGIDO RESPEITO” (como está publicado no Código de Conduta do banco).
Importante reconhecer que ocorreram mudanças desde o início destas reuniões. Uma delas foi que as horas extras de analistas, em relação aos "atendimentos de acionamento" passaram para os gestores.
Em setembro de 2024 houve a promessa da criação de uma equipe de atendimento em horários específicos a fim de evitar ou atenuar os acionamentos de plantão/stand by, o que não ocorreu até o momento.
Seria um "piloto" e "um teste" como forma de remediar as chamadas de emergência e fora do horário da jornada de trabalho.
Também uma parte sensível da área é o planejamento, para antecipar ações a fim de evitar pressão e prazos estourando, "serviço para ontem" e, com isto, o risco de desencadear assédio moral. Até porque, os analistas têm por direito o gozo de suas férias e, por vezes, precisam se ausentar para cuidados médicos.
“Estes momentos precisam ser respeitados e não encarados com uma situação de tensão. Desejamos um ambiente de trabalho saudável e livre do assédio moral, seja em qual banco for. E os gestores precisam ser exemplo e os primeiros a estarem vigilantes no cumprimento do código de conduta do Daycoval, no qual, pronuncia-se as duas palavras: ‘rígido respeito’. Palavras estas que precisam se tornar ‘verbo’, no sentido de uma ação e de uma prática, de forma permanente”, afirma Marcelo Gonçalves, bancário e diretor do Sindicato.
“Temos certeza que os gestores da área de TI têm a mais completa competência para uma gestão baseada na liderança e no mais profundo e ‘rígido respeito’: sem pressões desmedidas, sem descontroles e destemperos em reuniões. Com equilíbrio e bom senso”, enfatiza Marcelo.
Uma notícia importante é que o Daycoval ampliou as contrações gerando novos postos de trabalho, o que é visto pelo Sindicato como uma medida excelente.
“E em que pese do desafio de redução do turnover, é preciso reconhecer esse aumento do emprego no Daycoval. Um reconhecimento, em especial, para a área de RH do banco. E é com este esforço de novas contrações que se pode melhorar as condições de trabalho na área de TI. Pois, com mais trabalhadores de TI, menos sobrecarga de trabalho, menos chamadas de emergência ou acionamentos fora do horário de trabalho”, enfatiza Marcelo.
Na publicação dos destaques do terceiro trimestre, divulgado pelo Daycoval, uma das três principais mensagens sobre o excepcional resultado, destaca-se o “uso da tecnologia proporcionado eficiência e agilidade no completo atendimento aos clientes”.
“Portanto, os analistas e gerentes da aérea de TI merecem o mais completo respeito e reconhecimento da direção do banco. Respeito esse, na forma de preservação de empregos e, sobretudo, uma ambiente livre de assédio moral”, cobra Marcelo.
O Sindicato, em breve, realizará uma visita a todos os andares das áreas de TI para falar com os analistas e gerentes da área. Compromisso este, assumido pela direção do banco Daycoval.
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