São Paulo – A experiência e o acervo do Centro de Documentação (Cedoc) do Sindicato foram tema de debate no 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, realizado pelo Arquivo Nacional e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em março de 2011, no Rio de Janeiro. O conteúdo, apresentado na ocasião pela secretária de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Ana Tércia Sanches, e pela bibliotecária coordenadora do Cedoc, Maria das Mercês Apostolo, são publicados agora em livro, uma coletânea dos artigos apresentados no evento.
O livro Arquivo, Memória e Resistência dos Trabalhadores no Campo e na Cidade será lançado no dia 30 de março, às 16h, no prédio do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro (Praça da República, 173, Centro). A publicação reúne alguns relatos sobre a organização e preservação de documentos pelos movimentos sociais e entidades representantes de trabalhadores.
Cedoc – O Centro de Documentação do Sindicato nasceu em 1992 da vontade de reunir e preservar a documentação produzida pela entidade, que em abril completa 89 anos de história. Situado no subsolo da sede (Rua São Bento, 413, Centro, no Edifício Martinelli), o Cedoc reúne fotos, edições da Folha Bancária e demais materiais do Sindicato. Além disso, tem uma biblioteca com mais de 11 mil volumes das mais diversas áreas: história, economia, sociologia, literatura. Esse acervo está disponível para consultas e alguns itens podem ser tomados de empréstimo por bancários sindicalizados.
O Sindicato começa a implementar este ano um grande projeto de organização desse acervo. Compreende a digitalização dos documentos textuais, iconográficos e audiovisuais, a elaborado um guia geral do arquivo e a criação de instrumentos de busca e de um portal para acesso pela internet.
Leia mais
> Cedoc faz empréstimos aos bancários sindicalizados
Andréa Ponte Souza - 22/3/2012
Linha fina
Publicação da CUT e Arquivo Nacional reúne experiências relatadas em seminário sobre acervo e preservação no mundo do trabalho
Imagem Destaque