Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento e Sustentabilidade no 1º de maio

Linha fina
Programação da CUT São Paulo focará tema do crescimento econômico com qualidade de vida e preservação do planeta
Imagem Destaque

São Paulo - O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, se aproxima e a CUT São Paulo já divulgou o mote de sua programação: Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. O tema norteará as diversas atividades e debates promovidos pela entidade. As discussões começam com uma série de oficinas regionais promovidas nas 17 subsedes da CUT/SP, espalhadas em todas as regiões do estado, mais a capital. A primeira será na subsede Osasco, dia 25 de março, e a última está prevista para 20 de abril, na subsede Vale do Ribeira.

> Confira o calendário das oficinas

O presidente da entidade, Adi dos Santos Lima, lembra que a CUT São Paulo aproveita a data para politizar, formar, educar e informar os trabalhadores. E defende que esse é o melhor momento para tratar do tema, quando o mundo inteiro discute a sustentabilidade voltada para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do planeta, para o uso de energias renováveis e de alternativas aos combustíveis fósseis, entre outros assuntos.

“O desenvolvimento econômico e a sustentabilidade estão vinculados intimamente à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Em nosso país, com o crescimento econômico atual, a reforma agrária é urgente como alternativa para geração de emprego e renda e de produção de alimentos que respeitem o meio ambiente, a saúde do trabalhador do campo e do consumidor urbano. Temos também o objetivo de debater a produção industrial como geradora de trabalho decente, e, ainda, o consumo consciente.”

Esta é a primeira vez que serão envolvidas todas as subsedes da CUT/SP nas atividades do 1º de Maio. “A CUT representa quase dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras em São Paulo e, por isso, vamos envolver todas as regiões do Estado no debate sobre reforma agrária, produção e indústria, Código Florestal, recursos energéticos e consumo consciente – temas relevantes, mas que não estão presentes diretamente no dia a dia da classe trabalhadora”, destaca Adi.

Além das oficinas, a programação do Dia do Trabalhador inclui o 1º Concurso Literário de Poesia da CUT São Paulo, que tem como tema Trabalho Decente.

Leia mais
> CUT/SP realiza 1º Concurso Literário de Poesia



Redação, com informações da CUT/São Paulo - 20/3/2013

seja socio