Pular para o conteúdo principal

Assinado acordo do Bradesco Financiamentos

Linha fina
Após 12 anos como comerciários, mais de mil trabalhadores foram reconhecidos como bancários. Acordo passa a valer a partir do mês de abril
Imagem Destaque

São Paulo – Os cerca de mil trabalhadores da Bradesco Financiamentos da base de São Paulo, que estavam enquadrados como comerciários, agora são oficialmente bancários. Foi assinado nesta quarta-feira 12, pelo Sindicato e pelo banco, o acordo que garante a esses funcionários todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. O acordo começa a valer a partir do mês de abril.

Além da PLR e verbas como vale-refeição, vale-alimentação e auxílio-creche/babá, os novos bancários também podem comemorar a redução da jornada de trabalho. “Os que tinham 44 horas semanais, passarão a ter 40. E alguns vão reduzir a jornada para 30 horas. Antes eles tinham de trabalhar, em regime de escala, aos finais de semana, e agora, como bancários, terão pelo menos dois finais de semana de folga e não poderão trabalhar mais do que cinco dias semanais”, acrescenta a diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro.

> Veja aqui a CCT dos bancários

Assembleia – O acordo foi aprovado pelos trabalhadores da Bradesco Financiamentos em assembleia que reuniu mais de 500 pessoas. “Meu salário vai quase dobrar e vou ganhar PLR”, comemorou um dos participantes da assembleia, realizada em 11 de fevereiro, na Quadra dos Bancários.

> Bradesco Financiamentos é dos bancários
> Vídeo: reportagem sobre a assembleia

“Desde sempre entendemos que esses trabalhadores eram bancários, pois cumpriam funções de bancário. Com esse acordo, o Bradesco acaba reconhecendo isso. Trata-se de uma vitória contra a terceirização. Uma vitória que leva ao fortalecimento da categoria”, afirma Neiva.

Em todo o Brasil, 2 mil trabalhadores da Bradesco Financiamentos passarão a integrar a categoria bancária.

“Os funcionários têm todos os motivos para comemorar. Vão ter aumentos de salário de até 137%”, informa Elaine Cutis , coordenadora da COE (Comissão de organização dos empregados do Bradesco), na Contraf, que dá as boas vindas aos novos bancários. Um total de 90 trabalhadores ganham o piso salarial, e passarão a receber o valor de piso dos bancários, o que representará aumento de 71%.

Dúvidas – Elaine destaca ainda que os funcionários que tiverem dúvidas podem entrar em contato com os dirigentes sindicais, por e-mail (pelo Fale Conosco do site), por telefone (3188-5200) ou ainda pessoalmente. “Todos as terças e quintas tem dirigentes sindicais nos locais de trabalho”, informa.


Andréa Ponte Souza – 12/3/2014

seja socio