São Paulo - O 1º Encontro Estadual de Idosos e Jovens de São Paulo será realizado no sábado 15, das 9h às 18h, no Sindicato. O debate, organizado pela Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo (Abaesp), tem como objetivo avaliar e discutir temas convergentes, dentre eles a previdência social.
Ao final, serão formuladas propostas de políticas públicas para apresentação aos pré-candidatos ao governo estadual.
O público alvo são lideranças dos idosos e da juventude nos movimentos sociais, sindical e estudantil, e a expectativa é de que o encontro possa estabelecer um diálogo duradouro entre as gerações que, apesar dos anos de diferença na idade, têm reivindicações em comum, como é o caso da falta de espaços culturais e atenção à saúde.
Mudança de perfil - Em 2050, o Brasil terá 64 milhões de idosos – 29,7% da população total – número que é mais que o triplo do registrado em 2010, segundo dados do relatório Envelhecendo em um Brasil mais Velho, divulgado pelo Banco Mundial. O documento destaca as implicações desse envelhecimento populacional no crescimento econômico, redução da pobreza, finanças públicas e na prestação de serviços.
O estudo aponta que o perfil dos brasileiros e brasileiras tem mudado graças à forte queda da mortalidade infantil e ao aumento da expectativa de vida de 50 para 73 anos. Outro ponto é a redução da taxa de fecundidade, já que no início da década de 1960 as mulheres tinham, em média, mais que seis filhos e atualmente são menos de dois.
> Confira a íntegra do relatório
Programação - A abertura contará com a participação de Severine Macedo, secretária nacional de Juventude. O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa paulista, fará uma análise de conjuntura sobre a gestão estadual de SP e o ex-ministro do Trabalho, deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) falará sobre a relação da previdência e o mercado de trabalho.
Flaviana Serafim, da CUT/SP, com edição da Redação - 12/3/2014
Linha fina
Primeiro encontro estadual será em 15 de março e tem como objetivo discutir temas de interesse comum
Imagem Destaque