Pular para o conteúdo principal

RdB: ditadura nunca mais!

Linha fina
Revista trata dos 50 anos do golpe com entrevista inédita de João Vicente, filho de Jango
Imagem Destaque

São Paulo – A Revista do Brasil de março é dedicada a relembrar os 50 anos do golpe militar e a importância do fortalecimento da democracia.

Entrevista com João Vicente Fontella Goulart, o filho mais velho de Jango – presidente deposto em 1964 – toca nas feridas do regime autoritário. Entre elas, a de que o político, morto em dezembro de 1976 de ataque cardíaco, na Argentina, teria sido assassinado por troca de pílulas entre os remédios.

“Existem indícios. E entendemos que isso é um dever da história do nosso país. Afinal, a história de Jango é a história do Brasil, e o que aconteceu com ele tem de ser passado às novas gerações brasileiras de maneira clara e inequívoca”, afirma João. O papo traz detalhes da vida em família no exílio e aponta necessidade da revisão da Lei da Anistia.

A RdB traz também artigos que refletem o dever permanente de defesa da democracia, inclusive no que se relaciona à regulação dos meios de comunicação.

Os anos de chumbo são lembrados, ainda, pelo estrago da educação pública no país. Podemos ver o quanto o regime militar foi responsável pelo desmonte da escola pública e a privatização do ensino.

A educação na Inglaterra também é assunto, assim como o direito homossexual à religiosidade e a valorização do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo a atender gratuitamente uma população de 202 milhões de pessoas.

A revista ainda traz ainda música – com textos sobre o centenário de Dorival Caymmi e o atual cenário independente brasiliense – e literatura, numa intrigante e deliciosa matéria sobre escritores de romances policiais como Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle, além de dicas culturais.

A Revista do Brasil chega mensalmente pelo correio a todos os sindicalizados, gratuitamente, junto com a FB em Casa, que contém o resumo mensal das notícias da categoria, e o Guia com convênios e classificados.


Mariana de Castro Alves – 10/3/2014

seja socio