Pular para o conteúdo principal

Maioria do STF aceita denúncia contra Cunha

Linha fina
Julgamento só termina nesta quinta 3, mas seis ministros já decidiram favoravelmente ao voto do relator, que viu robustez material na denúncia feita pela PGR. Acolhimento é parcial
Imagem Destaque
Brasília – Com o adiantamento de seis votos, incluindo o do relator, o Supremo Tribunal Federal (STF) praticamente já acolheu o recebimento da ação penal contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a ex deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O tribunal só encerra na quinta 3 o julgamento do inquérito 3983, que trata do tema, mas a posição da maior parte dos ministros já foi expressa e é favorável ao voto do relator, ministro Teori Zavascki, de que há robustez e materialidade para o acolhimento da denúncia.

Os ministros, no entanto, receberam parcialmente o pedido em relação à temporalidade, porque entenderam que os fatos narrados não se estendem a todos os momentos em que foi feita a denúncia. Faltam concluir o julgamento, expressando votos os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Celso de Mello e o presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski.


Hylda Cavalcanti, da Rede Brasil Atual - 2/3/2016
seja socio