Pular para o conteúdo principal

Webtv: identidade de gênero se aprende na escola

Linha fina
MB com a Presidenta destaca importância de incluir nos planos de educação temas relativos a gênero, diversidade e orientação sexual
Imagem Destaque
São Paulo – O ambiente escolar é considerado um dos principais alicerces na constituição dos saberes da criança, incluindo a construção das identidades e, consequentemente, das diferenças. Na segunda-feira 28, o MB com a Presidenta destacará a importância de incluir nos planos estaduais e municipais – conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) – temas relativos a gênero. A ideia visa propiciar uma discussão para diminuir o preconceito nas escolas, além de preparar as instituições de ensino para combater a discriminação racial, de orientação sexual ou de identidade de gênero.

Estarão no debate a economista Marilane Oliveira Teixeira, pesquisadora do Cesit/Instituto de Economia da Unicamp na área de relações de trabalho e gênero, e Gabriel Maia Salgado, jornalista do Projeto de Olho nos Planos, iniciativa que busca ampliar e pluralizar a discussão pública sobre a importância da participação na construção de Planos de Educação. O MB é apresentado pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e vai ao ar às 20h, ao vivo pelo site. Você também pode participar pelo [email protected], via Twitter usando #MBemDebate ou ainda pelo Facebook.

PNE – O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. No primeiro grupo estão metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. O quarto refere-se ao ensino superior.

Redação com informações do De Olho nos Planos – 24/3/2016
 
seja socio