Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Brasileiros em ato por melhores bancos dos EUA

Linha fina
Dirigentes sindicais do Brasil participaram também da Convenção Nacional dos Bancários norte-americanos
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – Dirigentes sindicais brasileiros participaram, na segunda-feira 27, de um ato do Committee For Better Banks (CBB), comitê por melhores bancos, na sede do Santander em Boston, em solidariedade à campanha dos bancários do banco espanhol nos Estados Unidos. Os trabalhadores exigem do Santander a assinatura de um acordo de neutralidade, que permita que os trabalhadores passem a se organizar sem a interferência de gestores do banco.

A participação brasileira faz parte da aliança firmada entre Confederação Brasileira dos Trabalhadores do Ramo Finaneiro (Contraf-CUT), Sindicato dos Bancários de São Paulo e Communications Workers of America (CWA), para trabalharem juntos na organização dos trabalhadores do setor financeiro dos Estados Unidos, que representa 1/3 dos empregados dessa área no mundo e ainda não estão organizados em sindicatos. Junto estão também diversas comunidades e organizações americanas que atuam na defesa de consumidores, débitos estudantis e créditos hipotecários por exemplo e, unidos, formam o CBB.

Para Mário Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, este é um marco histórico na construção da organização dos bancários americanos. “É impressionante ver a evolução organizativa da categoria desde a última convenção da qual participamos, em Washington DC, em junho de 2016. A repercussão obtida na mídia confirma que o trabalho que eles têm desenvolvido está no caminho certo.”

Além de Mario Raia, participaram a diretora executiva do Sindicato Rita Berlofa, presidenta da Uni Finanças Mundial, e representantes da Comisiones Obreras da Espanha (CC.OO). A manifestação recebeu o apoio também, registrado por carta timbrada, de treze senadores americanos. 

Convenção – Os dirigentes participaram, ainda, da Convenção Nacional dos Bancários norte-americanos, realizada no domingo 26, que reuniu líderes trabalhistas de diferentes bancos que operam no país, como US Bank, Wells Fargo, Bank of America, JP Morgan Chase e Santander.

Durante o evento, foi apresentado vídeo editado pela Contraf-CUT com as manifestações de apoio dos sindicalistas brasileiros, realizadas no dia 21 de fevereiro, à luta dos trabalhadores do Santander nos Estados Unidos. 

Na Conferência, os bancários americanos participaram de sessões de treinamento para sindicalização, discussões de estratégias e do desenvolvimento de um plano de ação para os próximos seis meses. 

“Foi um encontro empolgante. Os trabalhadores estão confiantes, determinados, pois sabem que ter um sindicato é um direito e por isso eles estão dispostos a lutar. Importante também foi o fortalecimento do compromisso com esta campanha por parte dos companheiros das Comisiones Obreras. Lutamos por um Acordo de Neutralidade no Santander, que permitirá aos trabalhadores opinar sobre a criação de um sindicato. O Santander precisa atender a essa reivindicação, pois EUA é o único pais que não tem sindicato e essa é a luta de todos os afiliados da UNI Finance, que eu tenho o orgulho de presidir”, avaliou Rita Berlofa.

seja socio