Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Nota de pesar

João Felício, presente!

Linha fina
Sindicato lamenta profundamente o falecimento de João Felício, ex-presidente da CUT, Apeoesp e CSI 
Imagem Destaque
Foto: Roberto Parizzoti

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região lamenta profundamente o falecimento, às 3h de hoje, do companheiro João Felício, ex-presidente da CUT, Apeoesp, atual Sindicato dos Professores e Professoras do Estado de São Paulo, e da CSI (Central Sindical Internacional). 

João Felício, presente! 

Confira abaixo a nota de pesar da CUT.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) comunica o falecimento de seu grande líder, o companheiro e dirigente João Felício, ocorrido às 3h de hoje.

João Felício teve sua vida dedicada a família, aos amigos, aos professores, aos trabalhadores brasileiros e à Classe Trabalhadora internacional. Sempre como líder exemplar.

Na infância, auxiliava o pai a nos afazeres do açougue. Sempre estudioso, formou-se como professor de Artes, casou-se com uma professora e militante, com quem teve os filhos que lhe deram muito apoio.

Atuando na APEOESP, atual Sindicato dos professores e professoras do Estado de São Paulo, além de relevante papel na luta pela reconquista da entidade e nas lutas por melhores salários e condições de trabalho para a categoria, foi presidente da entidade por três mandatos.

João Felício participou de todas as lutas pela redemocratização do Brasil, pela organização da CUT e pela organização do Partido dos Trabalhadores (PT). João priorizou mais o movimento sindical. 

João teve papel determinante na organização nacional dos professores através da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação). 

Foi presidente nacional da CUT, por duas vezes, sempre firme nas suas posições políticas sempre disposto a viajar para onde fosse necessário, organizando os trabalhadores do campo e das cidades em todo Brasil.

Foi o primeiro latino-americano a presidir a da CSI (Central Sindical Internacional), onde contou com o apoio de lideranças de todos os continentes. Percorreu a África, a América Latina, a Ásia, a América do Norte e a Europa. Em todos estes lugares, sempre há alguém contando uma história vivida com João Felício.

Além de enfrentar patrões e governos conservadores, João Felício também cobrou dos governos progressistas para que fizessem mais pelos trabalhadores e que também cumprissem a lei de pagamento do piso nacional dos professores.

João Felício venceu muitas batalhas...

Nos últimos anos, João teve que enfrentar um adversário perverso. Com o surgimento do câncer, João aos poucos foi mudando sua agenda, tendo que combinar a presença na sede da CUT, com constantes idas ao hospital onde realizava o tratamento da doença. Neste período, João Felício sempre agradeceu o apoio que teve da família e dos companheiros e companheiras sindicalistas.

Nos últimos dias, João dividia seu tempo entre o tratamento e a agenda sindical, permanecendo mais no hospital do que na CUT e, como se fosse em sua homenagem, João Felício partiu exatamente num dia posterior à Greve Nacional dos Professores, convocada pela CNTE e pela CUT.

João Felício partiu após ouvir o panelaço do povo brasileiro, contrário ao governo Bolsoraro, que representa uma das maiores tragédias antidemocráticas que o Brasil já teve. O panelaço serviu como música de despedida deste extraordinário guerreiro que foi João Felício.

A CUT, juntamente com todos seus militantes, dirigentes e amigos, agradece por tudo que João Felício nos deu. E conclamamos que sejam reproduzidas cópias desta nota em todo o Brasil e nas entidades internacionais.

São Paulo, 19 de março de 2020.

Sérgio Nobre – presidente

Carmen Foro – secretária geral

seja socio