Pular para o conteúdo principal

Centrais sindicais lançam Calendário de Lutas para 2022

Imagem Destaque
Foto do lançamento do Calendário Nacional de Lutas 2022

Na noite da última segunda-feira 14, lideranças sindicais da CUT, Força Sindical, UGT e CTB, além de lideranças do MST e da política, lançaram de forma unificada o Calendário de Lutas 2022 para o estado de São Paulo. No evento, realizado em Hortolândia, duas iniciativas foram destacadas como fios condutores do Calendário de Lutas 2022 para o Estado de São Paulo: os Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora e o Vale Transporte Social.

Comitês de Luta

Os Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, lançados recentemente pela CUT, serão comitês instituídos em locais de trabalho, comunidades e outros espaços para dialogar com a população sobre a situação do país, a necessidade de mudarmos seus rumos e, sobretudo, através de ações solidárias, ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. 

“Um terço da nossa sociedade ou está desempregado, ou está no desalento, ou não tem o suficiente para sustentar a família. Estão vendo a fome, a miséria chegar a milhões de brasileiros, em especial nas capitais. Mulheres e crianças estão nas ruas. Essa grande tragédia é resultado do desmonte que a extrema direita está fazendo no pais” 

Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT.

“A população está em um momento dramático e a ideia é ir até os locais de trabalho, as comunidades e praticar a solidariedade com os desempregados. A fome vai chegar nesses e os comitês serão pontos de apoio”, acrescentou Sérgio Nobre.

Em seu Twitter, o vice-presidente da CUT-SP e diretor do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, comentou sobre o Calendário de Lutas 2022 para o estado de São Paulo.  “Participação popular é o pilar deste calendário, que foca em ações solidárias contra a fome e o desemprego no Estado de SP.”

“Nós não podemos dormir sossegados enquanto uma criança e qualquer ser humano passa fome num país que tem 400 milhões de hectares que poderiam estar produzindo comida, mas produzem soja e milho para alimentar as vacas europeias enquanto nosso povo não tem terra e não tem comida”, disse um dos coordenadores do MST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores Sem Terra), Gilmar Mauro. 

“Estamos passando por um processo tão difícil na sociedade que o fato de estarmos reunidos para combater a fome expressa gravidade da situação que os brasileiros estão vivendo”, avaliou o ex-ministro da Educação e pré-candidato ao governo paulista, Fernando Haddad, que também esteve presente no evento.

Vale Transporte Social

A proposta do Vale Transporte Social consiste em garantir transporte gratuito aos trabalhadores e trabalhadoras desempregados, que muitas vezes não têm recursos sequer para comer, quanto menos para procurar uma nova colocação.

“Trabalhadores gastam mais com transporte do que com comida. Estão no desalento, desempregados, portanto pauta essencial que temos é a criação do Vale Transporte Social, para acudir essa população e colocar esses milhões no sistema de transporte (…) Queremos apresentar esse projeto nas comunidades, nas empresas e a prefeitos”, enfatizou o presidente nacional da CUT. 

Mobilizações em 2022

Com os Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora e o Vale Transporte Social como principais bandeiras, o Calendário de lutas da CUT e centrais sindicais foi anunciado durante o evento.

A partir do calendário, centrais sindicais e movimentos sociais organizarão essas outras lutas e também espaços e locais nas principais cidades paulistas com o objetivo de viabilizar ações de solidariedade, além de atividades de diálogo e escuta da população e formas de pressão sobre o poder público e parlamentares para que as reivindicações mais urgentes da população sejam atendidas.

  • No dia 13 de abril, haverá uma mobilização em todo o estado de São Paulo contra a fome e contra a carestia.
  • No dia 1° de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na capital São Paulo e nas principais cidades do interior serão realizados grandes atos.
  • Já o dia 6 de maio será o Dia Estadual de Mobilização Pelo Vale Transporte Social.

Veja a íntegra do evento

seja socio