Pular para o conteúdo principal

No Mês da Mulher, bancárias reúnem-se com a nova presidenta do BB

Imagem Destaque
Reunião entre movimento sindical e nova gestão do Banco do Brasil

A presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva; e a secretária-geral da entidade, Neiva Ribeiro; estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira 6, em Brasília, com a nova presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, que participou do encontro de forma remota; e Ana Cristina Garcia, que ocupa a vice-presidência corporativa do banco público.   

Também participaram da reunião a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira; e a secretaria da Mulher da confederação e bancária do BB, Fernanda Lopes.

Além da retomada das mesas permanentes de negociação, um compromisso assumido pela nova gestão do BB, a reunião teve foco em medidas voltadas para a igualdade de oportunidade e combate à violência contra a mulher. 

Confira abaixo o recado da presidenta do Sindicato, Ivone Silva, e da secretária-geral da entidade, Neiva Ribeiro, sobre a reunião com a nova gestão do Banco do Brasil:  

Mês da Mulher

"Hoje viemos aqui para a primeira reunião com a presidenta do BB, Tarciana, e com a vice-presidenta, a Ana Cristina, que está responsável pela área de pessoas, para falar sobre algumas pautas, principalmente do Mês da Mulher. Falamos sobre a questão do combate à violência contra a mulher, que já temos um acordo com a Fenaban assinado em 2020. Nós queremos que o Banco do Brasil realmente implemente estas medidas de combate à violência contra a mulher. Também falamos do Projeto Basta, do Sindicato, de orientação jurídica e acolhimento de mulheres vítimas de violência", relata a presidenta do Sindicato, Ivone Silva. 

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

"Foi muito importante esta primeira reunião. Retomamos uma mesa que estava praticamente parada e compromissos foram assumidos em relação ao combate à violência doméstica; ao protocolo que o Sindicato e a Fenaban assinaram, que é muito importante para nós; a cláusula de combate ao assédio sexual; e a discussão sobre a ascenção das mulheres aos cargos mais altos", acrescenta a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro. 

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Para Neiva, o fato de a nova gestão do Banco do Brasil ter uma presidenta mulher e três vice-presidentas é um importante sinal de que é possível avança nas pautas da mesa de negociação de Igualdades de Oportunidades. Avaliação esta que é reforçada pela presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira. 

"Pela primeira vez temos na presidência do BB uma mulher. Este é um avanço muito grande. Faz parte da pauta dos bancários e bancárias de todo o país ter mulheres nas direções dos bancos (...) Reafirmamos a necessidade de mantermos a mesa de Igualdade de Oportunidades; os acordos que já foram negociados nesse sentido: de combate à violência doméstica, de combate ao assédio sexual, e de valorização das mulheres", enfatizou a presidenta da Contraf-CUT.  

Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT

Negociação com o movimento sindical

Um importante avanço obtido na reunião desta segunda 6 foi o compromisso da nova gestão do Banco do Brasil em negociar com o movimento sindical todas as pautas que envolvam os trabalhadores. 

"A nova gestão prometeu que estará mais próxima dos trabalhadores, mais próxima do movimento sindical, escutando nossas pautas, para realmente conseguirmos uma melhoria na qualidade de vida. A gente quer construir um Banco do Brasil público, pensando nesse papel social do banco, mas sem que os bancários que trabalham para que isso aconteça adoeçam"

Fernanda Lopes, secretaria da Mulher da Contraf-CUT e bancária do BB

"Este é um importante passo de respeito ao movimento sindical e também de respeito aos trabalhadores, que tem no Sindicato o seu representante", concluiu a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

seja socio