Pular para o conteúdo principal

Evento discutirá marxismo e Direito

Linha fina
Livro O socialismo jurídico, de Friedrich Engels e Karl Kautsky, será lançado no Sindicato
Imagem Destaque

São Paulo - Com um debate no Sindicato, a editora Boitempo lançará o 14º livro da Coleção Marx- Engels: O socialismo jurídico. O evento terá a presença do tradutor e autor do prefácio do livro, o jurista Márcio Bilharinho Naves, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e do autor do texto de orelha, o também jurista Alysson Leandro Mascaro, professor do curso de Direito da USP e do Mackenzie. A promoção é do Centro de Pesquisa 28 de Agosto, em parceria com a Boitempo e Sindicato.

Escrito por Friedrich Engels e Karl Kautsky e publicado originalmente em 1887, o artigo é considerado uma das obras clássicas do marxismo sobre a relação entre o direito e o capitalismo. O objetivo era responder aos ataques à teoria econômica de Marx e, ao mesmo tempo, criticar o reformismo jurídico e combater sua influência no movimento operário.

“À época da escrita desse livro, os reformistas, em combate às ideias revolucionárias de Marx, apontavam para uma transição controlada, objetivando ganhos por meio do aumento de direitos, sem transformar plenamente as contradições da exploração capitalista”, afirma Mascaro, na orelha do livro.

Serviço – O debate é no sábado 14, às 10h30, no Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro). A confirmação da presença deve ser feita pelo www.facebook.com/events/284430411632667/. Outras informações sobre o debate pelo 3188-5328.


Redação - 10/4/2012

seja socio