Pular para o conteúdo principal

Festa na Patriarca marca aniversário de 89 anos

Linha fina
Manifestação teve lembranças de momentos importantes da categoria, além de distribuição de bolo para a população e música ao vivo
Imagem Destaque

São Paulo – A história de 89 anos de luta e organização de uma das maiores entidades sindicais do Brasil foi compartilhada por bancários, dirigentes e população durante manifestação na Praça do Patriarca, centro de São Paulo, na segunda feira 16, dia do aniversário de fundação do Sindicato.

> Fotos: galeria com imagens da festa na Patriarca
> Vídeo: matéria especial do dia de comemoração

A celebração teve um imenso bolo que foi distribuído entre os presentes, além de discursos de dirigentes sindicais lembrando a trajetória de lutas e conquistas da entidade e música ao vivo com a banda Ritz, conhecida como a banda da greve.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, disse que "nosso foco é sempre lutar por melhores condições de trabalho, pela qualidade de vida e contra o preconceito. Vale lembrar de lutas recentes também que estamos apoiando, junto com outras categorias, como a isenção de IR na PLR”, afirmou, ressaltando que os bancários se sentem orgulhosos pelos 89 anos.

A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, ressaltou o perfil cidadão da instituição. “Por isso compartilhamos nossa comemoração com a população, pois somos um Sindicato cidadão de luta e de organização”, disse, elencando diversos projetos apoiados pela entidade como o Travessia, que cuida de crianças em situações de rua, e a luta contra a terceirização.

Um bancário do Itaú Patriarca que não quis se identificar acompanhava a atividade durante horário de almoço disse que há um ano está na categoria e já é sindicalizado. “Há pouco tempo que faço parte do Sindicato e já percebo que muitas ações importantes em benefícios dos bancários estão sendo feitas”.

Um pouco antes da festa no Patricarca, trabalhadores da Torre do Santander receberam a visita de diretores do Sindicato e receberam bolo do aniversário. Visitas em locais de trabalho vêm sendo realizadas desde segunda 9. Houve também um programa Momento Bancário em Debate ao vivo.

> Vídeos: festa nos locais de trabalho e MB em Debate dos 89 anos

Início - Reunida no dia 16 de abril de 1923, uma assembleia com oitenta e quatro pessoas aprovou o estatuto da então Associação dos Funcionários de Bancos de São Paulo que, uma década depois passaria a se chamar Sindicato dos Bancários de São Paulo e hoje, já agregando Osasco e Região em seu nome, configura-se em uma das maiores entidades de trabalhadores do Brasil e da América Latina.

> Conheça um pouco mais da história do Sindicato

Unidos, os então "funcionários de bancos" enquadrados como comerciários começaram a trilhar um caminho de conquistas desde o reconhecimento da categoria como "bancários" até a uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que, desde 1992, tem a mesma força em todos os cantos do país e avança a cada ano em consequência da mobilização nacional.

Além das batalhas específicas, os bancários também sempre foram ao front em momentos cruciais da história do Brasil, como a luta contra a ditadura, Diretas Já!, fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), impeachment de Fernando Collor, dentre muitos outras passagens marcantes.

Também é marca registrada do Sindicato a atuação cidadão na defesa da igualdade de oportunidades para todos, combate a preconceitos de raça, gênero ou opção sexual, batalha pela democratização da comunicação, contra a terceirização que ameaça os trabalhadores, apoia a luta pela autonomia sindical encabeçada pela CUT, entre muitas outras frentes. Prática que se pauta pelo princípio de que a luta por direitos trabalhistas não se separa da luta por uma sociedade mais justa e igualitária


Carlos Fernandes 16/4/2012

seja socio