São Paulo - Piso afundando, infiltrações e goteiras, cupins, reformas mal planejadas com agências em funcionamento. Esse é o ambiente de algumas agências bancárias do Banco do Brasil, em que a gestão da empresa coloca em risco clientes e seus funcionários.
O resultado de tantos problemas não poderia ser outro. Na quarta-feira 11 um trabalhador foi vítima de acidente dentro da agência Autonomistas, em Osasco, quando uma placa de sinalização se desprendeu do teto e atingiu o bancário, que precisou levar oito pontos na cabeça. Segundo testemunhas, o acidente só não foi pior pelo fato de a placa ter batido antes na mesa do funcionário.
“A situação é grave e espelha o descaso do BB com a segurança. Se não bastasse o assédio moral praticado para que sejam cumpridas as metas, o bancário é exposto a riscos devido ao péssimo estado de conservação das agências”, diz o diretor do Sindicato Felipe Garcez.
Segundo o dirigente, a Comunicação de Acidente no Trabalho (CAT) foi emitida e os próprios funcionários retiraram as demais placas da agência. “É a terceira vez que cai uma nessa agência, o carro oficina, serviço terceirizado contratado pelo banco, vai ao local e pendura novamente e comunica que qualquer serviço maior deve ser autorizado pelo CSL, o que nunca acontece”, ressalta o dirigente. “Alguns gerentes relatam que esta é a pior gestão do CSL. O foco é sempre o lucro do banco, enquanto as condições de trabalho são deixadas de lado”.
O Sindicato continuará fiscalizando o local. “Se necessário, fecharemos a agência caso o banco não ofereça condições seguras aos funcionários e clientes”, diz Felipe.
Gisele Coutinho – 12/4/2012
Linha fina
Funcionário teve de levar oito pontos e, segundo testemunhas, consequências poderiam ser ainda piores
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