Pular para o conteúdo principal

Sindicato completa 89 anos em 16 de abril

Linha fina
Após uma semana comemorando em diversos locais de trabalho, festa no dia do aniversário será na Praça do Patriarca com direito a bolo gigante
Imagem Destaque

São Paulo –  Oitenta e quatro pessoas reunidas em 16 de abril de 1923, na capital paulista, fundaram o que nos anos seguintes viria a ser uma das maiores entidades de trabalhadores do Brasil e da América Latina. Naquele dia, em assembleia, o grupo aprovou o estatuto da então Associação dos Funcionários de Bancos de São Paulo que, uma década depois passaria a se chamar Sindicato dos Bancários de São Paulo.

> Conheça um pouco mais da história do Sindicato

A criação da entidade se confunde com o nascimento da própria categoria. Se na década de 1920 esses “funcionários de bancos” eram enquadrados como comerciários, nos anos seguintes, organizados, eles já começavam a ser impor como bancários, categoria que nesses 89 anos acumula vitórias. Entre elas, uma CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) que, desde 1992, vale do Oiapoque ao Chuí e que avança a cada ano em consequência da mobilização nacional.

Mas a entidade não se dedica somente às batalhas por melhorias para a base. Também teve participação ativa em momentos importantes da história do país, sendo um dos protagonistas na luta contra a ditadura, nos Diretas Já!, na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no impeachment de Fernando Collor.

Além disso, atua como entidade cidadã na defesa da igualdade de oportunidades para todos, combate a preconceitos de raça, gênero ou opção sexual, batalha pela democratização da comunicação, contra a terceirização que ameaça os trabalhadores, apoia a luta pela autonomia sindical encabeçada pela CUT, entre muitas outras frentes. Prática que se pauta pelo princípio de que a luta por direitos trabalhistas não se separa da luta por uma sociedade mais justa e igualitária

Comemorações - São esses 89 anos de conquistas que o Sindicato vem comemorando desde segunda 9, ao lado da base, hoje constituída por mais de 130 mil trabalhadores. No dia 16, a festa será na Praça do Patriarca, centro de São Paulo, com direito a bolo gigante.

Na sexta 13, encerrando a semana de festejos em São Paulo, houve visitas aos prédios do Itaú ITM, na zona oeste, e do Centro Administrativo Tatuapé (CAT), na zona leste; no Complexo Verbo Divino do Banco do Brasil e no Centro Administrativo Morumbi (CAM) do HSBC, na zona sul; e no Bradesco Nova Central, na região central.

> Fotos: distribuição de bolo na sexta 13
> Vídeos: comemorações e MB em Debate dos 89 anos

Durante a distribuição das fatias do bolo comemorativo, dirigentes sindicais conversaram com os trabalhadores sobre as conquistas ao longo de quase nove décadas. Os representantes da entidade também chamaram a atenção para os desafios atuais como a luta pela isenção do imposto de renda da PLR, contra a terceirização, pela manutenção das portas de segurança com detector de metais nas agências entre outras.

O fato lamentável ficou por conta de gestores da Caixa Federal, na zona sul, que impediram os empregados de comemorar ao lado do Sindicato.

Leia mais
> Gestores do Caixa impedem festejos dos 89 anos
> Bancários do CTO comemoram 89 anos do Sindicato
> Festa dos 89 anos em nove concentrações
> Aniversário do Sindicato vai a Osasco
> Teatro mais barato no aniversário do Sindicato


Redação - 13/4/2012

seja socio