São paulo - O Sindicato dos Bancários do ABC fez uma edição especial sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. A publicação resgata o início do regime militar e destaca o apoio de banqueiros ao golpe.
Há ainda textos sobre as ações armadas nos bancos ocorridas no período, promovidas por grupos de resistência à ditadura, e a reação dos banqueiros, que passaram a treinar seus funcionários no manejo de armas.
A trajetória do Sindicato dos Bancários do ABC e seu papel no pré-golpe, durante os anos de chumbo e no processo de democratização também fazem parte do encarte.
Outra reportagem exclusiva é a que descreve a prisão de um militante da Ação Popular (AP) dentro de um banco na rua Senador Fláquer, em Santo André, nos anos 1970.
> Clique aqui para ler o especial "50 anos do golpe militar"
O objetivo é colaborar com a memória do período, com foco na categoria bancária, em especial no Grande ABC, além de promover a reflexão e o debate num momento em que se discute a revisão da Lei da Anistia e as comissões da verdade espalhadas pelo País apuram fatos e documentos sobre militantes mortos ou desparecidos.
Sindicato dos Bancários do ABC - 14/4/2014
Linha fina
Objetivo é colaborar com o resgate da memória do período militar, com foco na categoria bancária
Imagem Destaque