Pular para o conteúdo principal

CUT São Paulo completa 30 anos de lutas

Linha fina
Comemoração será dia 29 de abril, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, local onde a Central foi fundada
Imagem Destaque

São Paulo - A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT/SP) completará 30 anos na terça 29 de abril e, para comemorar, realizará um evento no Sindicato dos Químicos de São Paulo, local onde foi fundada em 1984.

Nascida num dos períodos mais marcantes da história da política brasileira, a CUT São Paulo foi a primeira estadual fundada no país depois da CUT Nacional, criada em 28 de agosto de 1983. Hoje, tem 19 Subsedes espalhadas pelo estado e mais de 300 sindicatos filiados, ligados aos setores público, privado, do campo e cidade, representando aproximadamente dois milhões de trabalhadores.

Sindicalismo combativo – O presidente da entidade, Adi dos Santos Lima, afirmou que ao longo desses 30 anos a CUT/SP manteve sua trajetória de luta intransigente em defesa da classe trabalhadora, superando obstáculos e enfrentando desafios. “Mas, sobretudo, avançando a cada dia em seu projeto de construção de um sindicalismo combativo, democrático, classista e de repúdio a qualquer tentativa de retrocesso quando se trata de direitos conquistados pelos trabalhadores”, ressaltou.

Ex-presidentes – Os ex-presidentes da CUT Estadual serão homenageados na cerimônia, representando a luta de tantos militantes que contribuíram com a construção desta história: Jorge Coelho, do Sindicato dos Químicos de São Paulo (1985/1987); Arlindo Chinaglia, do Sindicato dos Médicos (1988/1991); José Lopez Feijóo, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (1991/1997); Antonio Carlos Spis, do Sindicato dos Petroleiros (2000/2003); Edilson de Paula Oliveira, do Sindicato dos Químicos de São Paulo (2003/2009) e Sebastião Geraldo Cardozo (2009). O atual presidente, Adi dos Santos Lima, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi eleito para o período 2009/2012 e reeleito até 2015.

Homenagem - A CUT São Paulo prestará, ainda, homenagem ao Prof. Carlos Ramiro de Castro, dirigente da Central que faleceu em 5 de setembro de 2013. Conhecido como Carlão da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo), o dirigente sempre será lembrado como educador dedicado, guerreiro da classe trabalhadora e grande defensor do ensino público de qualidade.

Concurso de Fotografia – Além da comemoração dos 30 anos, a CUT/SP entregará a premiação dos vencedores do Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro – atividade que integra a programação do 1º de Maio 2014 – e vai inaugurar a exposição das 20 fotos com o tema "Trabalho Decente" mais votadas pelos internautas, nas categorias profissional e amador.


Maria Helena Domingues, da CUT São Paulo - 28/4/2014

seja socio