São Paulo – Já está nas bancas e chegando às casas dos sindicalizados a Revista do Brasil de abril. Às vésperas da Copa do Mundo, a publicação traz reportagem de capa sobre a polêmica de o país sediar o mundial da Fifa: o governo federal sustenta que deixará bons legados, a oposição rebate e movimentos sociais vão às ruas levantar bandeiras contrárias.
A reportagem cita o exemplo do bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, onde a construção do Itaquerão, que abrigará o primeiro jogo (Brasil x Croácia) da Copa, já provoca mudanças. Com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital, a região dá sinais de renovação com a série de obras e intervenções públicas e privadas por conta do evento. Cita ainda estudo da Ernst & Young e Fundação Getúlio Vargas (FGV) que calcula a injeção de R$ 142 bilhões adicionais na economia brasileira entre 2010 e 2014.
Mas alerta para a necessidade de fiscalização rígida contra gastos excessivos e práticas como trabalho infantil e escravo ou prostituição de menores, possíveis de aumentar em eventos desse porte.
A revista informa ainda sobre outro grande evento no país: nos dias 23 e 24 deste mês, São Paulo recebe a NetMundial ou Conferência Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança na Internet, que reunirá representantes de governo, empresas de tecnologia, universidades e sociedade civil de cerca de 150 países, com o objetivo de construir acordos globais para garantir princípios como liberdade de expressão, privacidade e respeito aos direitos humanos na rede, defendidos pela presidenta Dilma Rousseff em conferência da ONU em setembro de 2013, logo após o escândalo da espionagem dos EUA sobre o país.
A RdB também relembra os 40 anos da Revolução dos Cravos, que derrubou, em 25 de abril de 1974, a ditadura de Salazar em Portugal. Traz reportagem sobre projeto pioneiro de fotografia entre os moradores da Favela da Maré (RJ), sobre a produção de vinho na Serra Gaúcha, artigo sobre o filme Em Busca de Iara, que conta a história de militante desaparecida durante a ditadura brasileira, e muito mais.
Os associados ao Sindicato recebem gratuitamente a Revista do Brasil junto com a Folha Bancária em Casa e o Guia de Convênios.
Redação – 10/4/2014
Linha fina
Edição de abril traz ainda reportagens sobre congresso mundial que discutirá princípios da internet, em São Paulo, temas sobre cultura e muito mais. Publicação chega às casas dos sócios junto com a FB em Casa
Imagem Destaque