Rio de Janeiro - Quase oito meses após o cessar-fogo que encerrou as hostilidades de Israel contra a Faixa de Gaza, nem uma única casa destruída foi reconstruída, de acordo anúncio realizado pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) nesta quinta-feira 23.
Durante o conflito, 548 crianças palestinas perderam a vida e cerca de mil ficaram feridas – “algumas tão mal que terão que viver o resto de suas vidas com deficiência”, disse o porta-voz da UNRWA, Chris Gunness.
> Israel matou 10 crianças por dia em Gaza
A avaliação indica que 9.161 residências de palestinos refugiados foram totalmente destruídas e outras sofreram danos, sendo 5.066 graves, 4.085 maiores e 124.782 menores. “Enquanto isso, a agência recebeu apenas o financiamento para a reconstrução de 200 dos 9.161 totalmente destruídas. Mais de 60 mil famílias de refugiados da Palestina foram capazes de concluir o reparo de suas casas danificadas com a assistência prestada através da UNRWA”, acrescentou Gunness.
Devido à falta de financiamento da agência, 685 famílias ainda não receberam o subsídio de renda de transição para o período de setembro a dezembro de 2014. Cerca de 9 mil famílias de refugiados estão esperando o pagamento do primeiro trimestre de 2015 e 7.400 famílias não receberam seus 500 dólares de subsídio de reintegração. Mais de 62.500 famílias estão aguardando assistência para começar com pequenos reparos para seus abrigos danificados. A UNRWA processou todos estes casos, e assim que o financiamento for assegurado a agência será capaz de distribuir a ajuda urgente em dinheiro.
Leia mais
> Palestina avança para processar israelenses
ONU Brasil, com edição da Redação - 24/4/2015
Linha fina
São quase 125 mil avariadas, sendo mais de 9 mil completamente destruídas por hostilidades de Israel
Imagem Destaque