Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Fake News

Solução para notícias falsas passa pela criação de políticas eficazes

Linha fina
Em audiência no Senado, movimentos da sociedade civil cobram poder público por políticas públicas e transparência das empresas no combate à desinformação
Imagem Destaque
Foto: TVT/Reprodução

Representantes da sociedade civil cobraram a criação de políticas eficazes para combater as chamadas fake news por parte das empresas responsáveis por plataforma de internet. A temática das notícias falsas foi debatida em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado realizada nesta segunda-feira 1°.

A reportagem é da TVT e replicada pela Rede Brasil Atual.

Os movimentos reconhecem que o bloqueio de conteúdos ofensivos e falsos não é uma tarefa fácil, mas que é também de responsabilidade das empresas, e da própria Justiça, investigar os produtores de conteúdo, como explica a pesquisadora do Instituto Alana, Marina Pita.  

"Eu acho que a gente tem que olhar para algumas coisas que são simples, que nós conseguimos todos compactuar, por exemplo, a importância da transparência", destaca Marina em referência a quais critérios são usados pelas empresas para classificar como desinformação, impedindo uma restrição generalizada. "Isso também pode gerar danos à sociedade no sentido de limitar a capacidade de liberdade de expressão de alguns grupos", ressalta.

Assista à reportagem

 

 

seja socio