Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desrespeito aos aposentados

Extinção do Novo Feas suspensa, porém BB ignora tentativas de negociação

Imagem Destaque
Logo do Economus

O movimento sindical mais uma vez procurou o Banco do Brasil na tentativa de iniciar uma negociação para buscar soluções para o problema dos aposentados egressos do Banco Nossa Caixa (BNC) e associados do Economus, que poderiam hoje estar sem plano de saúde, não fosse a suspensão temporária da extinção do plano. Mas essa extinção pode ser iminente, devido à falta de recursos do Fundo Feas. Mesmo assim, o movimento sindical busca solução junto ao BB para regularizar essa situação.

“Queremos abrir uma canal de negociação com o banco para buscar alternativas viáveis para que milhares de aposentados do Economus não fiquem sem assistência à saúde. Estamos insistindo nisso, mas o banco permanece intransigente. Deixar essas pessoas sem plano no momento mais vulnerável de suas vidas é uma desumanidade do BB”, critica Adriana Ferreira, dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Adriana lembra que a “alternativa” apresentada pela governança do Economus, de que os aposentados migrem para o plano Economus Futuro é temerária, porque ele possui precificação individual e distinção de valor por faixa etária, o que o torna muito mais caro do que o Novo Feas.

Cassi e Previ para todos!

A dirigente destaca ainda que é uma reivindicação antiga do movimento sindical bancário que os trabalhadores egressos de bancos incorporados, como o BNC, tenham direito à Cassi e à Previ - hoje a Caixa de Assistência e o fundo de previdência são exclusivos dos bancários que ingressaram originalmente no BB. Ela lembra que o sindicalismo já conquistou inclusive acordos em que o Banco do Brasil se comprometia a implementar mesas de negociação para discutir o assunto. Esses acordos foram assinado pelo banco em 2018 e em 2020, mas até agora o banco não cumpriu o que foi acordado.

Em 2011, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com ação na Justiça do Trabalho pleiteando isonomia de direitos entre os funcionários do banco, o que daria direito a que os egressos de banco incorporados entrassem para a Cassi e para a Previ. A ação, que foi assessorada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) foi vitoriosa nas 1ª e 2ª instâncias da Justiça, mas o BB recorreu e agora será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Atendimento jurídico do Sindicato

O Sindicato orienta os aposentados do Economus que tiverem dúvidas sobre a extinção do Novo Feas a procurarem o Departamento Jurídico da entidade, a fim de avaliar questões juridicas individuais em relação ao tema. Os trabalhadores podem agendar o atendimento jurídico de forma online, por aqui, ou ainda por meio da Central de Atendimento, por telefone (3188-5200), por whatsapp ou ainda via formuláriochat ou e-mail.

seja socio